Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Biossistemas
 
Disciplina: ZEB0592 - Gestão de Projetos no Agronegócio
Project Management in Agribusiness

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
O conjunto de conhecimentos e conceitos reunidos na disciplina de Empreendedorismo e Planos de Negócios deverá atender à demanda de informação que o profissional necessita para enfrentar o desafio de montagem de uma empresa e a capacitação gerencial no mercado de trabalho. Este profissional deve apresentar sólida base de conhecimentos científicos além de ser dotado de consciência política e visão crítica e global da conjuntura econômica, social e cultural do Brasil e do Mundo e que esteja preparado para: a) Gerenciar diferentes tipos de atividades ligadas à área do Agribusiness, inseridas no contexto micro e macroeconômico, otimizando os recursos disponíveis com o uso adequado de soluções técnica, social e economicamente viáveis; b) Desenvolver visão empreendedora e pró-ativa, agindo como empresário ou profissional autônomo com capacidade de contribuir positivamente para toda a sociedade na geração de resultados econômicos e empregos em seu segmento; e c) Conhecer o processo de elaboração de um plano de negócios de forma profissional na gestão de empresas do Agribusiness ou campo de trabalho correlato.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
550939 - Celso da Costa Carrer
 
Programa Resumido
1. Visão estratégica de negócios:
- Avaliação de oportunidades e ameaças de meio negocial
- Avaliação de pontos fortes e fracos do ambiente interno das empresas

2. Custo de produção e medidas de resultado econômico:
- Classificação dos custos
- Análise comparativa de custos
- Correção de valores correntes
- Análise de rentabilidade
- Remuneração do empresário e do capital

3. Empreendedorismo no agronegócio:
- Tipos de negócio
- Motivos de empreendedorismo
- Técnicas de implantação de novos negócios
- Análise de SWOT

4. Técnicas para elaboração de projetos:
- Seleção de projetos
- Etapas de elaboração
- Metodologia para tomada de decisões
- Planos de Negócios
 
 
 
Programa
1. O empreendedorismo e o agronegócio: introdução.
2. Tipos de negócio e oportunidades.
3. Planejamento estratégico: conceituação.
4. O Plano de Negócios: o processo de elaboração e de análise, objetivos e estratégias do Plano de Negócios.
5. Plano de ação e administração estratégica: Implementação e controle.
6. Desenvolvimento de negócios e estratégias de crescimento e marketing.
7. Administração Estratégica de negócios e as estratégias competitivas.
8. Avaliação e potencial de lucro do empreendimento.
9. Estratégias de alavancagem financeira e análise de risco.
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas teóricas e discussões
- Aulas práticas
- Seminários
Critério
- Participação e exercícios (peso de 40% do total)
- 1 Plano de Negócio escrito (peso de 30% do total)
- 1 Seminário (peso de 30% do total)
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova, cuja natureza ficará a cargo da disciplina, a ser realizada até uma semana antes do término do período de retificação de matrícula (estabelecido anualmente pelo Calendário USP)
 
Bibliografia
     
ANDRADE, R. F.; TORKOMIAN, A. L. V. Fatores de Influência na Estruturação de Programas de Educação Empreendedora em Instituições de Ensino Superior. Londrina, Anais do II Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, EGEPE, 2001. p. 299-311.
BEDÊ, M.A. (2004). Gargalos no financiamento dos pequenos negócios no Brasil IN: Araújo & Santos (org.), Sistema financeiro e as micro e pequenas empresas: diagnósticos e perspectivas. Editora SEBRAE. p. 46-57.

CARRER, C.C. et. al. Inovação e Empreendedorismo na Pesquisa Científica. Revista Brasileira de Zootecnia (Online), v. 39, p. 17-25, 2010.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. 1ª Edição. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2008b. 320 p.
DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2008a. 280 p.

DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento social sustentável. 1ª Edição. São Paulo: Editora de Cultura, 2003. 140 p.
GEM (Global Entrepreneurship Monitor) Report. Empreendedorismo no Brasil: 2009/ Joana Paula Machado e outros. Curitiba: IBQP, 2010 165p.
GIBB, A.A. (1998) 'Entrepreneurship and Small Business in the 21st Century University. Should we stop and think and if so what about?' Keynote Presentation to the Conference on Entrepreneurship in Higher Education. DTI. London
MORAIS, P. R. B. Modelos de Ensino de Emprendedorismo: Análise de Múltiplos Casos. 2009. Dissertação de Mestrado, FEARP - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
PINCHOT, G.; PELLMAN, R. Intra-empreendedorismo na Prática: um guia de inovação nos negócios. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 199 p.
PLONSKY, G.A.; CARRER, C.C. A inovação tecnológica e a educação para o empreendedorismo In: VILELA, S.; LAJOLO, F.M. (Org.) USP 2034: Planejando o futuro. São Paulo: EDUSP, 2009. p.107-135.
RATTNER, H. Prioridade: construir o Capital Social. Disponível em: . Acesso em: 29 set. 2007.
RAUCH, A. and others. Entrepreneurial Orientation and business performance: An assessment of past research and suggestions for the future. Entrepreneurship: Theory & Practice, v.33, n.3, p. 761-781, 2009.
 

Clique para consultar os requisitos para ZEB0592

Clique para consultar o oferecimento para ZEB0592

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP