Disciplina introdutória cujo objetivo fundamental é despertar o interesse dos estudantes para as áreas de formação profissionalizante da engenharia de biossistemas.O objetivo específico desta disciplina é o ensino das noções básicas das tecnologias de instrumentação, controle, automação, energia aplicadas a agropecuária.
A universidade desde um contexto universal e regional. A engenharia de Biossistemas e Agricultura. Definição do perfil do engenheiro de biossistemas, suas responsabilidades e direitos e campos de atuação. Atividades profissionais: pesquisa, ensino, produção; extensão e administração.
Áreas de atuação do profissional Engenheiro de Biossistemas. Conselhos de classe e sociedades científicas. Princípios básicos de tecnologia de produção agrícola. Sistema de cadeia agro-industrial - interações. Matérias primas. Processamento. Métodos deirrigação e geração de energia. Papel da água, etc.
-ASCENCIO, A. F. G.; CAMPOS, E. A. V. – Fundamentos da Programação de Computadores – Algoritmos, Pascal e C/C++, Prentice Hall, 2003. -FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. – Lógica de Programação, 2a. Edição, Makron Books, 2000. -FARRER, H. Pascal Estruturado, Editora LTC 3ª edição, 1999.