Construir junto aos alunos conhecimentos básicos sobre a administração de Organizações pertencentes a cadeia produtiva agropecuária nacional, considerando os diferentes enfoques teóricos e metodológicos.
Durante o andamento da disciplina serão trabalhados os seguintes conteúdos: Desenvolvimento de Estratégias; Gestão da Qualidade; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão Ambiental; Gestão da Inovação; Responsabilidade Social; Comunicação Organizacional; Gestão de Marketing; e Métodos de pesquisa Qualitativa em Administração.
1. Conceitos relativos a Administração de Organizações para a Engenharia de Biossistemas;2. Conceitos e Noções Básicas sobre o desenvolvimento de Estratégias para Organizações;3. Conceitos e Noções Básicas sobre a Gestão da Qualidade;4. Conceitos e Noções Básicas sobre a Gestão da Cadeia de Suprimentos;5. Conceitos e Noções Básicas sobre a Gestão Ambiental;6. Conceitos e Noções Básicas sobre a Gestão da Inovação;7. Conceitos e Noções Básicas sobre a Responsabilidade Social;8. Conceitos e Noções Básicas sobre Comunicação Organizacional; 9. Conceitos e Noções Básicas sobre a Gestão da Marketing; e10. Conceitos e Noções de Métodos de Pesquisa Qualitativa em Administração.
BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001BATALHA et al. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas 2007;DIAS, R. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. São Paulo: Ed. Atlas, 2006ESCRIVÃO FILHO, E. ; PERUSSI FILHO, S. . Teorias de Administração - Introdução ao Estudo do Trabalho do Administrador. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. v. 1. 314 p.KUNSCH, M. M. K. (Org.) . Comunicação organizacional - Vol. 1 - Histórico, fundamentos e processos. 1. ed. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2009. v. 1. 408 p.KUNSCH, M. M. K. (Org.) . Comunicação organizacional - Vol. 2 - Linguagem, gestão e perspectivas. 1. ed. São Paulo, SP: Editora Saraiva, 2009. v. 1. 376 p.MINTZBERG, H. et al. Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000ROZENFELD, et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo São Paulo: Saraiva, 2005;SLACK, Nigel. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1999STAKE, R. A arte de investigação com estudos de caso. Lisboa: Gulbenkian 2006.ZUIN, L.F.S; QUEIROZ, T.R. (Orgs). Agronegócios: gestão e inovação. São Paulo: Saraiva, 2006.Periódicos:• Revista de Administração da Universidade de São Paulo;• Gestão & Produção;• Brazilian Administration Review;• International Business Review;• Journal of International Management;• Journal of the Academy of Marketing Science;• Organization Studies.