Sensibilizar os participantes para a importância do inter-relacionamento entre as diversas áreas organizacionais, com o propósito de fomentar a atividade criativa;Possibilitar a compreensão do papel da inovação tecnológica no contexto da globalização de mercados;Apresentar os conceitos de inovação sistêmica;Estimular a visão empreendedora, propiciando a iniciativa e a pró-atividade do aluno.
Inovação em produtos e processos e êxito empresarial; gestão da inovação e organização da função tecnológica na empresa; o fator humano no processo de inovação e formação de competências; a importância do empreendedorismo para o novo mercado de trabalho.
Tecnologia e competitividade empresarialEmpresas inovadoras versus empresas tradicionaisCaracterísticas do empreendedor: descoberta e desenvolvimento do potencialInovação técnica, tecnológica e administrativaA função tecnológica na empresaGestão da informação tecnológicaAspectos de Marketing a serem considerados pelos empreendedoresClima para inovação na empresaAuditoria e estratégia tecnológicaDesenvolvimento de criatividade e definição do negócioDesenvolvimento industrial de Pesquisa & DesenvolvimentoA internacionalização do P & DBenefícios proporcionados pelo empreendedor à sociedadeCaracterísticas de comportamento e de personalidade do empreendedorCompetências específicas do empreendedor e o seu desenvolvimentoBarreiras e armadilhas que ameaçam os negócios iniciados pelo empreendedor
ALMEIDA, Martinho I. R. de. Manual de Planejamento Estratégico. Editora Atlas, São Paulo, 2001.BARAÑANO, A M. & ASSIS, J.A B. Perfil e comportamento das empresas inovadoras em Portugal: uma análise segundo a sua dimensão. Cadernos de Gestão Tecnológica. No. 43, 1999.BERTALANFFY, L. V. Teoria Geral dos Sistemas. Ed. Vozes. 1975.BRUNO, M. & VASCONCELLOS, E. 1996. Eficácia da aliança tecnológica: estudos de caso no setor químico. Revista de Administração da USP. Vol. 31, n. 2, 1996.DRUCKER, Peter F. - Inovação e espírito empreendedor - prática e princípios. Editora Pioneira - São Paulo, 1994.FERRAZ, J.C; KUPFER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1995.FISCHMANN, Adalberto e ALMEIDA, Martinho I. R. Planejamento Estratégico na Prática. Editora Atlas, São Paulo, 1991.GERBER, Michael E. O Mito do Empreendedor. São Paulo, Saraiva, 1990.HALLORAN, James W. Por que os empreendedores falham. São Paulo, Makron, 1994.KAO, John J. The Entrepreneurail Organization. Englewood Cliffs, Prentice Hall, 1991.KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média empresa competitiva: como inovar e sobreviver em mercados globalizados. São Paulo: IEGE, 1996.REISNIK, Paul. A Bíblia da Pequena Empresa. Makron Books Editora, São Paulo, 1988.UTTERBACK, J. Dominando a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro, 1996