Investigação experimental dos conceitos e métodos utilizados em sistemas de controle e realização de simulações
Inicia-se com o estudo de modelagem matemática aplicada a sistemas dinâmicos contínuos, incluindo também os fundamentos de sistemas realimentados, função de transferência e espaço de estados. Posteriormente, apresentam-se formas de análise de estabilidade e erro em regime estacionário e permanente para entradas padrão. Por fim, apresentam-se o método do lugar das raízes e o método da resposta em frequência, incluindo o estudo de controladores tipo avanço-atraso e controladores PID.
- Introdução às ferramentas de simulação MATLAB/SIMULINK para sistemas de controle. - Representação de modelos matemáticos de sistemas dinâmicos: equações diferenciais, transformada de Laplace e espaço de estados. - Representação e simulação de sistemas realimentados. - Simulação e análise da resposta de sistemas: representação e aplicação de sinais de teste, respostas de sistemas de primeira ordem e de segunda ordem. - Análise da estabilidade e análise do erro em regime estacionário com o auxílio de ferramentas computacionais. - Método do lugar das raízes com o auxílio de ferramentas computacionais e aplicação de critério de desempenho e estabilidade. - Método da resposta em frequência com o auxílio de ferramentas computacionais: gráficos de resposta de frequência, digrama de Bode, digrama de Nyquist, critérios de desempenho e estabilidade. - Projeto de controladores avanço-atraso e controladores PID com o auxílio de ferramentas computacionais. - Projeto de controladores com variáveis de estado com o auxílio de ferramentas computacionais.
K. Ogata, Engenharia de Controle Moderno, Prentice-Hall do Brasil, 2003;- C.L.Philips, R.D.Harbor, Sistemas de Controle e Realimentação, Makron Books, 1997;- G.Franklin, J.D.Powell, Feedback Control of Dynamic Systems, Addison Wesley, 1986;- R.Dorf, Modern Control Systems, Addison Wesley, 1983.- ASTROM, K. - Adaptive control. Addison Wesley. - ISERMANN, R., LACHMANN, H., MATKO, D. - Adaptive control systems. Prentice Hall. - Seborg, D. E.;Edgar, T. F.; Mellichamp, D. A., Process Dynamics and Control, John Wiley and Sons, 1989. - Ogunnaike, B. A., Ray, W. H., Process Dynamics, Modeling and Control, Oxford Press, N. Y., 1994.