Construir junto aos alunos conhecimentos básicos sobre a comunicação dialógica voltada para as Organizações pertencentes às cadeias produtivas agroindustriais.
Essa disciplina objetiva discutir por meio de uma prática dialógica a importância da comunicação dialógica nas Organizações, colocando a relevância da linguagem e do diálogo como eixo central das relações sociais, buscando enfatizar a sua contribuição na constituição humana e apropriação do conhecimento.
• A linguagem e a constituição humana. • Teorias da lingüística. • A linguagem como atividade constitutiva. • Teoria da enunciação e dialogia. • Comunicação e suas diferentes definições. • Comunicação dialógica. • Comunicação dialógica nas organizações. • Preconceito lingüístico. • Variedades lingüísticas. • Comunicação para significação.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Ed. Hucitec, p.203, 2010.BAKHTIN, M. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, p.476, 2003.CLOT, Y. A função psicológica do trabalho. Petrópolis: Editoras Vozes, p.222, 2007.FREIRE, P. Extensão ou Comunicação? Petrópolis: Paz e Terra, p.96, 2006.FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Petrópolis: Paz e Terra, p.152, 2001.GERALDI, W. Portos de Passagem. Martins Fontes: São Paulo, p.284, 2003.PONZIO, A. A revolução Bakhtiniana. São Paulo: Editora Contexto, p.334, 2008.ZUIN, L.F.S.; ZUIN, P.B. Produção de alimentos tradicionais: extensão rural. Aparecida: Idéias & Letras, p.224, 2008.Periódicos:• Ciência Rural • Organizações Rurais & Agroindustriais• Revista de Economia e Sociologia Rural• BAR. Brazilian Administration Review• Comunicação, Mídia e Consumo • Educação & Sociedade