Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Engenharia de Biossistemas
 
Disciplina: ZEB1092 - Sociologia
Sociology

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2020 Desativação:

Objetivos
Fornecer subsídios para análise e compreensão do desenvolvimento da sociedade brasileira e do sistema produtivo. Disciplina de formação geral
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6304910 - Carlos Eduardo de Melo Viegas da Silva
87665 - Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro
 
Programa Resumido
Introdução às principais correntes sociológicas; sociologia e sociedade; sociedade e estado. Caracterização do mundo capitalista; condições históricas do surgimento do capitalismo; estratificação social; estrutura de classes; capitalismo e sociedade. Relações de produção e sociedades industriais; processos de urbanização e de industrialização; reestruturação produtiva e a incorporação de novas tecnologias; evolução e crise dos processos de trabalho.
 
 
 
Programa
1 – A Sociologia O objeto e método na Sociologia Sociologia e Sociedade. A Sociedade Civil e o Estado A ideologia e as visões sobre o mundo. 2 – As sociedades do mundo industrializado contemporâneo Processos de urbanização e de industrialização; Reestruturação produtiva e a incorporação de novas tecnologias; Sociedades em rede; sociedades informatizadas. Os fluxos mundiais: fluxos de bens e serviços; fluxos financeiros e fluxos de pessoas. 3 – Agropecuária, Alimentos e Sociedade. A questão da produção agropecuária na acumulação capitalista. A transformação da agricultura brasileira a partir de 1930. Modernização agropecuária e o novo rural brasileiro Industria de Alimentos e Segurança Alimentar: aspectos sociais. 4 – A sociedade e as profissão de engenharia Profissão e Sociedade: educação; divisão do trabalho; espaços ocupacionais; regulamentação profissional da engenharia. A transformação do trabalho e do emprego de engenheiro. As mudanças organizacionais: empresa em rede; terceirização e precarização.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Duas provas durante o semestre.
Critério
Duas provas, trabalhos em grupo ou apresentações de temas em classe.
Norma de Recuperação
Uma prova com toda a disciplina do semestre.
 
Bibliografia
     
Bibliografia Básica CHAUÍ, M. de S. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 1995. 440p. MÜLLER, G. Complexo Agroindustrial e Modernização Agrária. São Paulo: Editora Hucitec, 1989. 149p BAUMANN; Z. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro. ZAHAR, 1991. 228p. GIDDENS, A. Conceitos essenciais da sociologia. São Paulo.Editora da UNESP, 2017.410p. GIDDENS, A.. Sociologia. Porto Alegre. Editora Artmed, 2001. 598p. HARARI. Y. Uma breve história da humanidade. Porto Alegre. Editora LP&M, 2015. 452p. Bibliografia Complementar FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo. EDUSP, 2011. 225p. CARVALHO, J.M. Cidadania no Brasil. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2008. 236p.
 

Clique para consultar os requisitos para ZEB1092

Clique para consultar o oferecimento para ZEB1092

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP