Trata-se de um curso introdutório em Gestão Agroindustrial, cujo objetivo é fazer com que os alunos de Medicina Veterinária compreendam a estrutura e a dinâmica de gestão e coordenação do setor agroindustrial, explorando as inter-relações existentes entre os elos da cadeia produtiva; os desafios impostos pelas características intrínsecas à atividade agropecuária e seus principais desafios e condicionantes, além de aspectos relativos à distribuição e mercado consumidor.
Evolução do conceito de agribusiness, organização e coordenação das cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de insumos, produção agropecuária, agroindústria e distribuição), marketing aplicado à produtos agroindustriais e aspectos relativos à recursos humanos e campos de atuação profissional
Introdução ao conceito de agronegócio e cadeias agroindustriais: visões metodológicas, características intrínsecas aos produtos agropecuários e estratégias para minimização de riscos; mecanismos de coordenação de cadeias produtivas; fundamentos de administração e formas básicas de organização das firmas; fundamentos de marketing aplicado à produtos e negócios agroindustriais; aspectos relativos à recursos humanos e campos de atuação no setor agroindustrial para profissionais da Medicina Veterinária (hard and soft skills)
Básica: BATALHA, M.O. (coord.) Gestão Agroindustrial. São Paulo: Editora Atlas, 4. Edição. GEPAI - Grupo de Estudos e Pesquisas Agroindustriais, 2021. CALLADO, A.A.C. Agronegócio, 2° edição, São Paulo: Editora Atlas, 2008. CHIAVENATO, I. Administração de Empresas, São Paulo: Editora Makron, 1995. LANA. C.P. Marketing na Prática: conceitos e exemplos para atuar na área. São Paulo: Editora Senac. São Paulo, 2019. KOTLER, P. Administração de Marketing. São Paulo. Editora Pearson. São Paulo, 2003. ZUIN, L.F.S; QUEIROZ, T.R. (org). Agronegócios: Gestão, Inovação e Sustentabilidade. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M.F.; CALEMAN, S.M.Q. Gestão de Sistemas de Agronegócios. São Paulo: Editora Atlas, 2015.