Ampliar e aprofundar os conhecimentos da gestão de empresas do agronegócio ao aluno, com enfoque de visão estratégica ligadas ao seu campo de trabalho; Desenvolver os conhecimentos de técnicas na gestão de empresas e na elaboração de planejamento estratégico; Desenvolver exercícios para a prática administrativa nos âmbitos: de produção, financeiro, de gestão de pessoas e marketing; Utilizar metodologias ativas para estimular aspectos cognitivos e comportamental na área de gestão de empresas e empreendedorismo.
- Conceitos básicos de teoria geral de administração - Introdução à administração da empresa agropecuária - Introdução ao agronegócio e análise de ambiente negocial - Introdução ao empreendedorismo - Desenvolvimento de visão e administração estratégica do agronegócio - Administração de material - Administração de recursos humanos, liderança e perfil gerencial - Gestão contábil e de custos - Noções sobre a elaboração de um Plano de Negócio
1. Conceitos básicos de administração geral - Abordagem clássica da administração científica - Abordagem neoclássica das organizações - Abordagem administrativa moderna - Abordagem de administração estratégica de negócios 2. Introdução à administração agropecuária - Peculiaridades do setor agropecuário - Ambiente e objetivos das empresas agropecuárias - Níveis empresariais e áreas funcionais - Processo administrativo das empresas agropecuárias - Controladoria: Gestão contábil e de custos de produção 3. Introdução ao agronegócio - Elementos constituintes do complexo agroindustrial - Coordenação do processo e tendências - Visão do agribusiness no Brasil e em outros países 4. Administração de material - Planejamento e controle de estoque - Subsistemas de compras - Almoxarifado 5. Administração de recursos humanos - Características da mão de obra na agropecuária - Perfil Gerencial e liderança - Funções operativas 6. Empreendedorismo - Características do Empreendedorismo no Brasil - Perfil e comportamento empreendedor - Elaboração de Planos de Negócios - A importância da inovação
ANTUNES, L.M.; ENGEL, A. Manual de Administração Rural. Ed. Agropecuária. Guaíba. 1994. 129p.CERTO, S. Administração Moderna. Ed. Pearson Ed. São Paulo. 2003. 592p.CHIAVENATO, I. Administração de Empresas. Ed. Makron. São Paulo. 1995. 765p.HOFFMANN, R. et al. Administração da Empresa Agrícola. Ed. Pioneira. São Paulo. 1987. 325p.ENCHERRIA, B. Elaboração de projetos agropecuários: Introdução ao desenvolvimento agrícola. São Paulo, Veras, 1981.GITTINGER, J.P. Economic analysis of agricultural projects. 2. Ed. Ver. Exp. Baltimore, EDI, 1982 (EDI series in economic development).KOTLER, P. Administração de Marketing. Ed. Pearson Ed., São Paulo. 2003. 768p.LANZER, E.A. Programação linear: conceito e aplicações. Rio de Janeiro, Ipea Linpes, 1982.MEGIDO, J.L.T. & XAVIER, C. Marketing & Agribusiness. Edit. Atlas. São Paulo. 1994. 202p.NORONHA, J.F. Projetos agropecuários: administração financeira, orçamento e viabilidade econômica. 2 ed. São Paulo, Atlas, 1987.TUNG, N.H. Planejamento e controle financeiro das empresas agropecuárias. São Paulo, Edição Universidade-Empresa, 1990.