Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Medicina Veterinária
 
Disciplina: ZMV1326 - Patologia Especial
Special Pathology

Créditos Aula: 8
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a reconhecer, compreender e descrever as principais alterações anatomopatológicas observadas nos diferentes sistemas orgânicos e nas diferentes espécies de animais, assim como a executar as técnicas adequadas de necropsia e colheita de amostras para o estudo das lesões.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1988345 - Ricardo de Francisco Strefezzi
 
Programa Resumido
Estudo dos principais processos patológicos que acometem os animais domésticos, divididos por sistemas de órgãos, bem como das técnicas de necropsia, colheita e preservação de amostras.
 
 
 
Programa
As doenças serão analisadas no que se refere à sua etiopatogenia, sendo também abordados os aspectos macro e microscópicos das lesões. Aulas teóricas: 1. Patologia do sistema Respiratório 2. Patologia do Sistema Circulatório 3. Patologia do Sistema Hematopoiético e Linfopoiético 4. Patologia do Sistema Urinário 5. Patologia do Sistema Digestório 6. Patologia das Glândulas Anexas ao Sistema Digestório 7. Patologia do Sistema Genital Feminino e do Sistema Genital Masculino 8. Patologia do Sistema Nervoso Aulas Práticas: As aulas práticas enfocarão, inicialmente, o aprendizado de técnicas de necropsia e o procedimento adequado de colheita e preservação de amostras para diagnóstico. Também são seus objetivos o reconhecimento das principais alterações anatomopatológicas, a discussão de seus significados, etiologia e patogenia, além da comparação ao histórico e exames clínicos e laboratoriais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas, exercícios/estudos dirigidos, aulas práticas de necropsia e provas
Critério
Três provas teórico-práticas ao longo do semestre, com peso 1 cada uma.
Norma de Recuperação
A recuperação constará de uma prova teórico-prática a ser realizada até uma semana antes do término do período de retificação de matrícula (estabelecido anualmente pelo Calendário USP). A média final será a média entre a nota final da disciplina e a nota da prova de recuperação.
 
Bibliografia
     
Básica: ZACHARY, J.F.; McGAVIN, M.D. Bases da Patologia em Veterinária. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 1344p. Complementar: SANTOS, R.L.; ALESSI, A.C. Patologia Veterinária. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 856p. JONES, T.C.; HUNT, R.D.; KING, N.W. Patologia Veterinária. São Paulo: Manole, 2000. 1415p. JUBB, K.V.F.; KENNEDY, P.C.; PALMER, N.C. Pathology of Domestic Animals. 4 ed. California: Academic Press, 1993. CHEVILLE, N.F. Introdução à Patologia Veterinária. 3 ed. São Paulo: Manole, 2009. 482p. MOUWEN, J.M.V.M. Atlas de Patologia Veterinária. São Paulo: Manole, 1987.
 

Clique para consultar os requisitos para ZMV1326

Clique para consultar o oferecimento para ZMV1326

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP