Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos
 
Medicina Veterinária
 
Disciplina: ZMV1328 - Semiologia Veterinária
Veterinary Semiology

Créditos Aula: 6
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
A disciplina de Semiologia tem por objetivo o aprendizado dos meios e métodos de exame clínico dos animais domésticos, proporcionando aos acadêmicos de Medicina Veterinária um treinamento dos principais métodos utilizados na exploração clínica (semiotécnica), bem como a sua interpretação (propedêutica , possibilitando o reconhecimento dos sintomas das doenças que acometem os animais domésticos necessários ao estabelecimento do diagnóstico.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
94490 - Eduardo Harry Birgel Junior
 
Programa Resumido
Semiologia, semiótica ou propedêutica é a parte da Medicina Veterinária que estuda e padroniza os meios e métodos de exame clínico dos animais, introduzindo o estudante no estudo da clínica veterinária. O conhecimento adquirido no desenrolar desta disciplina será base para o aprendizado de todas as matérias relacionadas à clínica médica, à clínica cirúrgica, bem como as demais modalidades de clínicas. A semiologia subdivide-se em dois ramos: a) Semiotécnica, que relaciona-se à técnica da pesquisa dos sintomas - arte de explorar, pois relaciona-se à observação e aos sentidos; b) Propedêutica, refere-se à avaliação crítica e criteriosa das manifestações observadas, sintetizando-as, conduz ao diagnóstico.
 
 
 
Programa
1. Introdução ao Estudo da Semiologia: Métodos e Meios da Exploração Clínica 2. Avaliação do Estado Geral e Anamnese 3. Termometria Clínica 4. Exame Semiológico da Pele e Anexos 5. Exame Semiológico das Mucosas Aparentes 6. Exame Semiológico dos Vasos Linfáticos e Linfonodos 7. Exame Semiológico do Sistema Cardio-Circulatório 8. Exame Semiológico do Sistema Respiratório 9. Exame Semiológico do Sistema Digestivo/ Provas de Função Digestiva e Função Hepática 10. Exame Semiológico do Sistema Urinário 11. Exame Semiológico da Glândula Mamária 12. Exame Semiológico do Sistema Genital 13. Exame Semiológico do Sistema Locomotor 14. Exame Semiológico do Sistema Nervoso
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas expositivas e demonstrações teórico-práticas dos temas abordados no conteúdo programático da disciplina. Com a finalidade de desenvolver a capacidade de observação, os estudantes serão submetidos a intenso treinamento prático a fim de permitir o amadurecimento do raciocínio clínico bem como a fixação das técnicas utilizadas na exploração clínica dos animais.
Critério
Duas provas teóricas e uma prova prática, sendo que a primeira prova teórica terá peso um, a segunda prova teórica e a prova prática terão peso dois.
A nota final será expressa pela média ponderada das três provas acima referidas.
Média Final = (1ª Prova Teórica X 1 + 2ª Prova Teórica X 2 +Prova Prática X 2) / 5
Norma de Recuperação
A recuperação constará de duas provas (uma prova teórica com peso dois e uma prova prática com peso um) a serem realizadas, até uma semana antes do término do período de retificação de matrículas (estabelecido pelo calendário USP). A média da avaliação final entrará no computo da recuperação, sendo:

Média Final = (Média da avaliação fiinal + Média da Recuperação) / 2
 
Bibliografia
     
BIRGEL, E.H. & BENESLF.J. Patologia Oínica Veterinária, SPMV,I982 BRAZ,M. B. Semiologia Médica Animal, 2 volúmes, Lisboa
DIRKSEN,G.; . GRÜNDER,H.D.; STÕBER, M. Rosenberger. Exame Oínico dos Bovinos. Guanabara-Koogan. 3a ed. 1993.
DOXEY,D.L. Patologia Clínica e Métodos de Diagnóstico. 2a ed. Interamericana, 1985
FEITOSA"F.L.F. Semiologia Veterinária. Ed. Roca, São Paulo, 2008.
KAUFMANN, W. & SAEKZER,V. Fisiologia digestiva aplicada Dei ganado vacuno. Ed. Acribia, 1976. .
KELLY,W.R. Diagnóstico Clínico Veterinário, 3aed. Interamericama, 1986.
LORENZ,M.D.; CORNELIUS,L.M. Diagnóstico Oínico e Tratamento em Pequenos Animais. Ed. Interlivros Edições Ltda, 1989.
MAREK-MOSCY. Tratado de diagnóstico clínico de lãs enfermedades internas de Ios animales domésticos. 4a 00. Labor, 1973.
OLHAGARA Y, N. Semiologia clínica de lãs conejeras su diganostico diferencial
RADOSTITIS,O.M.; MA YHEW,lG.J.; HODSTON,D.M. Exame clínico e diagnóstico
em Veterinária. Ed. Guanabara Koogan, 2002.
SEREN, E. Enfermedades de los estômagos de los bovinos. Tomo I - Anatomia topográfica. Fisiologia.Semiologia. Ed. Aribia, 1967.
SMITH,B.P. Large animal internal medicine. Mosby, 1990.
TILLEY,L. P. Essentials of canine and feline e~ecfrocardiography. 21 a ed.Lea & Febiger, Philadelphia, 1985.
 

Clique para consultar os requisitos para ZMV1328

Clique para consultar o oferecimento para ZMV1328

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP