Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Anatomia
 
Disciplina: BMA0126 - Anatomia Humana
Human Anatomy

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
O programa de Anatomia para o curso de Farmácia e Bioquímica procura fornecer aos alunos noções gerais sobre a morfologia dos vários órgãos e sistemas do corpo humano, a fim de que adquiram os fundamentos necessários à compreensão de sua função e patologias em disciplinas como as de Fisiologia, Imunologia e Patologia.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3241933 - Camila Squarzoni Dale
1137540 - Luciane Valéria Sita
86153 - Newton Sabino Canteras
 
Programa Resumido
O programa de Anatomia para o curso de Farmácia e Bioquímica procura fornecer aos alunos noções gerais sobre a morfologia dos vários órgãos e sistemas do corpo humano, a fim de que adquiram os fundamentos necessários à compreensão de sua função e patologias em disciplinas como as de Fisiologia, Imunologia e Patologia. Essa primeira parte do programa tem enfase na anatomia do sistema nervoso, além de generalidades da anatomia do sistema locomotor e os fundamentos da anatomia do sistema cardiovascular.
 
 
 
Programa
1.Conceito da Anatomia, divisões do corpo humano, planos e eixos do corpo humano. 2.Introdução à Neuroanatomia: conceito e divisões. 3. Anatomia funcional do sistema nervoso central: medula espinal, tronco encefálico, cerebelo, diencéfalo e telencéfalo. 4. Meninges, ventrículos, liquor, vascularização e barreiras. 5. Sistema neurovegetativo. 6. Grandes vias aferentes e eferentes. 8. Generalidades sobre Osteologia, Artrologia e Miologia. 9. Anatomia do Sistema Cardiovascular.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O curso consta de aulas teóricas expositivas e aulas práticas no laboratório de Anatomia, onde os alunos estudam peças humanas fixadas previamente preparadas.
Critério
Provas teóricas e práticas.
Norma de Recuperação
OBSERVAÇÃO: Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
1. Machado, A. & Haertel L.M. Neuroanatomia Funcional. 3a ed. São Paulo: Atheneu, 2014. 2. Afifi, A. K. & Bergman, R. A. Neuroanatomia Funcional –Texto e Atlas. 2a ed. São Paulo: Roca, 2008. 3. Dangelo, J. G. & Fattini, C. A. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar. 3a ed. São Paulo: Atheneu, 2007. 4. Moore, K. L. & Dalley, A. F. Anatomia Orientada para a Clínica, 7a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. 5. Sobotta - Atlas de Anatomia Humana. 23a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 6. Netter, F. H. Netter Atlas de Anatomia Humana. 6a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
 

Clique para consultar os requisitos para BMA0126

Clique para consultar o oferecimento para BMA0126

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP