Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Biomédicas
 
Fisiologia e Biofísica
 
Disciplina: BMB0110 - Fisiologia e Biofísica II
Physiology and Biophysics II

Créditos Aula: 5
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 75 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação: 14/07/2020

Objetivos
O programa da disciplina de Fisiologia e Biofísica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas visa a fornecer conhecimentos básicos dessas Ciências. Ao concluir o curso o aluno deve ter adquirido conhecimentos abrangentes e estar capacitado a relacionar Fisiologia às outras disciplinas do currículo.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3177556 - Carla Roberta de Oliveira Carvalho
 
Programa Resumido
Capacitar os estudantes a compreender os princípios fundamentais do funcionamento dos sistemas respiratório, renal, digestório e endócrino.
 
 
 
Programa
CURSO TEÓRICO:
Fisiologia do Sistema Renal: hemodinâmica renal (filtração glomerular e fluxo sanguíneo renal); transporte tubular; regulação do volume e da osmolaridade do fluxo extra-celular; regulação renal do equilíbrio ácido-base; rins e hormônios.
Fisiologia do Sistema Respiratório: ventilação pulmonar, trocas e transporte de gases, controle da respiração, respiração no exercício e outras situações especiais.
Fisiologia do Sistema Digestivo e Nutrição: motilidade do trato gastrintestinal, secreções digestivas e sua regulação, digestão e absorção, regulação da ingestão de alimentos, nutrientes, suas funções e implicações sobre o desenvolvimento.
Fisiologia do Sistema Endócrino: introdução à fisiologia endócrina, o hipotálamo endócrino, a glândula pineal, a glândula hipófise, a glândula tireóide, as glândulas adrenais, o pâncreas endócrino, integração do metabolismo, regulação endócrina da homeostase do cálcio, gônadas, fisiologia da reprodução, gravidez, parto e lactação.
CURSO PRÁTICO:
Fisiologia do Sistema Respiratório: volumes respiratórios, regulação da freqüência respiratória.
Fisiologia do Sistema Digestivo: motricidade do trato gastrintestinal, funções secretoras do trato digestivo, digestão e absorção de nutrientes, eletrólitos e água.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O conteúdo desta disciplina é ministrado através de aulas teóricas e práticas. Nas aulas práticas é dada a cada aluno a oportunidade de verificar se pode resolver experimentalmente um problema na investigação fisiológica: o objetivo da aula prática é, por conseguinte, eminentemente formativo. Além disso, os alunos devem preparar seminários e apresentar aos colegas gerando discussões sobre temas específicos. Problemas e aspectos do quotidiano são apresentados para que os alunos com base no aprendizado da disciplina possam discutir e sugerir os possíveis mecanismos envolvidos.
Critério
Provas com questões objetivas e dissertativas abrangentes do conteúdo ministrado. Durante o curso são ministradas cerca de 5 provas
Norma de Recuperação
Será oferecida prova de recuperação (Res. COG 3583/89) nos meses de julho para as disciplinas do 1o semestre e em fevereiro para as disciplinas do 2o semestre, exigindo-se média igual ou superior a 5,0 (cinco) para aprovação.
 
Bibliografia
     
Vander's Human Physiology - Widmaier, Raff, Strang – McGraw-Hill
Fisiologia - Margarida de Mello Aires, Guanabara - Koogan.
Fisiologia Básica - Rui Curi & Joaquim Procópio, Guanabara - Koogan
Fisiologia - Linda Costanzo, Elsevier
Fisiologia - Berne, Levy, Koeppen, Stanton – Elsevier
Fisiologia Médica – William F. Ganong – Mc Graw-Hill
William’s Textbook of Endocrinology
 

Clique para consultar os requisitos para BMB0110

Clique para consultar o oferecimento para BMB0110

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP