Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Relações Internacionais
 
Bacharelado em Relações Internacionais
 
Disciplina: BRI0039 - Opinião Pública e Política Externa
Public Opinion and Foreign Policy

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
O objetivo do curso é explorar as relações entre opinião pública e política externa oferecendo aos alunos a oportunidade de se familiarizar com a literatura sobre o tema e, simultaneamente, usar esse conhecimento para produzir um artigo utilizando os bancos de dados disponíveis.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2795189 - Janina Onuki
3230041 - Leandro Piquet Carneiro
2084422 - Maria Herminia Brandao Tavares de Almeida
 
Programa Resumido
O curso tratará da definição de opinião pública e das principais explicações sobre como ela se forma, qual o papel da mídia e das lideranças políticas e sociais na sua formação e qual seu  provável  impacto  sobre a ação externa dos governos. Ao mesmo tempo, os alunos serão apresentados às principais pesquisas sobre o assunto feitas no Brasil e no exterior e terão oportunidade de aprender a trabalhar com os bancos de dados de surveys.
 
 
 
Programa
1.	Natureza da  opinião pública: Opinião e sistema de crenças .Comportamento segundo crenças e valores vs. Ignorância racional;
2. Valores e Mudanças Políticas: A Hipótese Culturalista;
3. Surveys e bancos de dados sobre opinião pública e assuntos internacionais e como utilizá-los;
4. Opinião pública e política externa - Interesse e informação sobre assuntos internacionais; Públicos de massa X comunidade de política externa;
5. Política externa e opinião pública no Brasil;
6. O Brasil, as Américas e o Mundo – apresentação do relatório de pesquisa e do banco de dados.
7. Como o publico se informa sobre política externa: fixando prioridades, enquadrando e definindo a agenda. O papel dos meios de comunicação;
8. Opinião Pública, Meios de Comunicação e Política Externa: uma visão comparada;
9. Quem influencia quem?
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação do curso será composta:
1. Participação em seminário: Estudantes deverão se encarregar de pelo menos um seminário (2 pontos).
2. Apresentação escrita e oral de proposta do artigo final com até 4 páginas: definindo o tema, a pergunta e sua relação com a bibliografia e os dados que serão utilizados (1 ponto).
3. Artigo final, de no máximo 15 páginas ou 10.500 caracteres (sem espaço), digitado em corpo 14 e espaço 1,5. (4 pontos).

Compatíveis com as atividades exigidas dos alunos, conforme inciso 1º do artigo 65 do Regimento Geral da USP.
Critério
De acordo com o artigo 81 do Regimento Geral da USP.
Norma de Recuperação
De acordo com o Regimento Geral da USP e a Resolução CoG 3583/1989.
 
Bibliografia
     
Abramson, P.&Inglehart, R. Value Change in Global Perspective The University of Michigan Press, 1995; Capítulos 1, 2 e 5.
Aldrich, John H., John L. Sullivan and Eugene Borgida. 1989. Foreign Affairs and Issue Voting: Do Presidential Candidates ‘Waltz Before a Blind Audience’? American Political Science Review, 83:1: 123-141. (JSTOR)
Amaury de Souza, 2009. A Agenda Internacional do Brasil: de FHC a Lula, Ed. Campus, Introdução.
Amaury de Souza, 2009. A Agenda Internacional do Brasil: de FHC a Lula, Ed. Campus.
Barreto, Fernando de Mello, 2012. A Política Externa após a Redemocratização, Ed. Fundação Alexandre de Gusmão.
Benjamin Page and Robert Shapiro, “Foreign Policy and the Rational Public”, Journal of Conflict Resolution, Vol. 32, No. 2. (Jun., 1988), pp. 211-247.
Brewer, Paul R., Kimberly Gross, Sean Aday, and Lars Willnat. 2004. “International Trust and Public Opinion about World Affairs.” American Journal of Political Science 48(January): 93-109.
Converse Philip, 1964. The nature of beliefs systems in mass public, Apter, David, ed. Ideology and discontent
Cummings, Craig and Shapiro, Robert. "Studying the Effect of Elite Leadership on the Public's Policy Preferences and Confidence in Elites with a Split-Ballot Design"
Eugene R. Wittkopf, “What Americans really think about foreign policy,” The Washington Quarterly v19. n3 (Summer 1996).
Holsti, Ole, “Public Opinion and Foreign Policy: Challenges to the Almond-Lippmann Consensus.” 1992. International Studies Quarterly 36 (December): 439-466. (JSTOR)
Holsti, Ole, 2006. Making American Foreign Policy, Introdução.
Hurwitz, J. and Peffley, M. 1987. “How are Foreign Policy Attitudes Structured? A Hierarchical Model.”, American Political Science Review 81(4): 1099-1120. (JSTOR)
Inglehart, R. & Welzel, C. Modernization, Cultural Change and Democracy: The Human Development Sequence, New York and Cambridge: Cambridge University Press, 2005, Capítulos 1, 3, 5, 6 e 7.
Inglehart, R. The Renaissance of Political Culture; The American Political Science Review, Vol. 82, No. 4 (Dec., 1988), pp. 1203-1230.
Inlgehart, R.; Dalton, R. J.; Shin, D. C.; Jou, W. Human Values and Social Change, “Understanding democracy: Data from unlikely places”, Journal of Democracy, Vol. 18, Nº 4, 142-156, 2007.
Isernia, Peirangelo, ZoltanJuhasz, & Rattinger, Hans,. 2002. “Foreign Policy and the Rational Public in Comparative Perspective.” Journal of Conflict Resolution 46 (2): 201-224.
James Stimson, Tides of Consent, Cambridge University Press, 2004. cp. 1- pags. 1-20
Jordan, D. L. and B. I. Page (1992) “Shaping Foreign Policy Opinions: The Role of TV News.” Journal of Conflict Resolution 36: 227-241. (JSTOR)
Kelly, Stanley Jr. and Thad W. Mirer. 1974. The Simple Act of Voting. American Political Science Review 68 (January): 572-591. (JSTOR)
L., Robert Y. Shapiro and Pierangelo Isernia, eds. Decision making in a Glass House: Mass Media, Public Opinion, and American and European Foreign
Lins da Silva, Carlos Eduardo, Correspondente Internacional, Ed. Contexto.
Matthew Baum and Philip B. K. Potter “The Relationship Between Mass Media, Public Opinion and Foreign Policy: Toward a Theoretical Synthesis” Annual Review of PoliticalScience (2008), vol. 11, pp. 39-65.
Norris, P. &Inglehart, R. Cosmopolitan Communications: Cultural Diversity in a Globalized World Cambridge University Press, 2009, Capítulos 1, 2, 5 e 10.
Pinheiro, Leticia, Política Externa Brasileira, Ed. Zahar, série Descobrindo o Brasil.
Policy in the 21st Century. Lanham, MD: Rowman& Littlefield Publishers, Inc., Ch. 14, pp. 223-246.
Popkin, Samuel. 1993. The Reasoning Voter. Chapters 1-4, pp.7-95.
Risse-Kappen, Thomas. 1991. “Public Opinion, Domestic Structure, and Foreign Policy in Liberal Democracies.” World Politics 43(July): 479-513. (JSTOR)
Robinson, Piers. 2001. “Theorizing the Influence of Media on World Politics: Models of Media Influence on Foreign Policy.” European Journal of Communication 16 (4): 523-544.
Rosenau, James N. 1961. Public Opinion and Foreign Policy. New York: Random House. Chapters 5-6, pp 42-96.
Shapiro, Robert Y. and Lawrence R. Jacobs. 2000. “Who Leads and Who Follows?” U.S. Presidents, Public Opinion, and Foreign Policy. In Nacos, Brigitte
Soroka, Stuart, N. 2003. “Media, Public Opinion, and Foreign Policy.” Harvard International Journal of Press/Politics 8(1): 27-48.
Tavares de Almeida, Maria Hermínia, Onuki, Janina & Piquet, Leandro, 2012. O Brasil, as Américas e o Mundo, relatório de pesquisa.
Thomas Hartley and Bruce Russett, "Public Opinion and the Common Defense: Who Governs Military Spending in the United States?", The American Political Science Review, Vol. 86, No. 4. (Dec., 1992), pp. 905-915.
Trumbore, Peter F. 1998. “Public Opinion as a Domestic Constraint in International Negotiations: Two-Level Games in the Anglo-Irish Peace Process.” International Studies Quarterly 42: 545-565. (JSTOR)
Zaller, John and Stanley Feldman. 1992. “A Simple Theory of Survey Response.” American Journal of Political Science, 36: 579-616. (JSTOR)
Zaller, John. “Elite Leadership of Mass Opinion: New Evidence from the Gulf War.” In Taken by Storm (Chapter 9, pp. 186-209).
 

Clique para consultar os requisitos para BRI0039

Clique para consultar o oferecimento para BRI0039

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP