O desenho a partir da obervação de objetos e figuras através da articulação de aspectos perceptivos, formais e expressivos, enfatizando as relações entre o real e o representado.
O campo plástico como lugar, construção e ocupação sensível. Modelos e representação - a experiência visual e o desenho. A linha - a síntese dos limites da forma e o desenho além da linha. A superfície - valores gráficos como apresentação dos elementos expressivos e diferenciais da matéria. O espaço - dimensão, luz, contraste e relações de escala. Os lugares geométricos e o raciocínio visual.
O campo plástico - formas de ocupação. Modelos e representação - a experiencia visual e o desenho. A linha - sínteses e limites da forma. A superfície - valores gráficos como elementos construtivos, expressivos e diferenciais da matéria. O espaço e as espacialidades - a perspectiva, os lugares geométricos, os aspectos do visível e o raciocínio visual. *15 horas dos créditos trabalho da disciplina serão consideradas como Atividades Extensionistas.
1. ARNHEIM, RUDOLF – “Arte e percepção visual”. Pioneira/EDUSP, São Paulo, 1980 2. CRIMP, DOUGLAS – “ Sobre as ruínas do museu”, Martins Fontes, São Paulo, 2005 3. DERRIDA, JACQUES – “A Farmácia de Platão”, Iluminuras, Campinas, 1997 4. FERREIRA, GLORIA e COTRIM, CECILIA, organizadoras - “Escritos de artistas anos 60/70”,Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 2006 5. GOMBRICH, E.H. – “Art and illusion”, Bollinger Series, Princeton, USA, 1969 6. KRAUSS, ROSALIND – “ The Originality of the Avant-Gard and other Modern Myths”, MIT Press, Massachusetts, USA, 1986 7. LACAN, JACQUES – “Écrits, A selection”, N.W.Norton & Company, New York, USA, 1977 8. NICOLAIDES, KIMON – “The Natural Way to draw”, Houghton Wifflin, Massachusetts, USA, 1990 9. PANOFSKY, ERWIN – “A Perspectiva como forma simbólica", Edições 70, Lisboa, 1999 10. XAVIER, ISMAIL, organizador – “A Experiência do cinema” Edições Graal, Rio de Janeiro, 2003 11. Berger, John. Modos de ver. Barcelona, Gustavo Gilli, 1974. 12. Petherbridge, Deanna. The Primacy of Drawing. New Haven, Yale University Press, 2010. 13. Cennini, Cennino. Il Libro dell Arte. Paris, L'oeil d'or, 2009. 14. Alberti, Leon B. Da Pintura. Campinas, Editora da Unicamp, 2014. 15. Klee, Paul. Sobre Arte Moderna e outros Ensaios. São Paulo, Zahar Editora, 2001. 16. Kandisnky, Wassily. Ponto e Linha frente ao Plano. São Paulo, Martins Fontes, 2001. 17. Maynard, Patrick. Drawings Distinctions. Cornell University Press, 2005. 18. Lichtenstein, Jacqueline. A Pintura (14 volumes). São Paulo, Editora 34, 2004.