A disciplina visa a prática de processos gráficos, aprofundando as possibilidades de relacioná-los aos procedimentos de monotipia, desenho e/ou processos fotográficos e digitais, investigando a construção de estampas à luz da história da imagem impressa e das histórias gerais da arte.
A disciplina visa a prática dos processos gráficos como uma oficina de desenho.
A matriz e a estampa e suas relações especulares. A gravura como interpretação, tradução e produção de sintaxes gráficas relacionadas ao desenho. A gravura de pintor e a ideia de estampa original. Os processos planográficos e de incisão como construção e expressão: desenho e gravura. Noções sobre as muitas possibilidades da monotipia. Prática de oficina.
Preparar para impressão Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação Escola de Comunicações e Artes Artes Plásticas Disciplina: CAP0276 - Prática de Gravura como Desenho Practice of Printmaking as Drawing Créditos Aula: 4 Créditos Trabalho: 0 Carga Horária Total: 60 h Tipo: Semestral Ativação: 01/01/2007 Desativação: Objetivos A disciplina visa a prática de processos gráficos, aprofundando as possibilidades de relacioná-los aos procedimentos de monotipia, desenho e/ou processos fotográficos e digitais, investigando a construção de estampas à luz da história da imagem impressa e das histórias gerais da arte. Docente(s) Responsável(eis) 967520 - Luiz Claudio Mubarac Programa Resumido A disciplina visa a prática dos processos gráficos como uma oficina de desenho. Programa A matriz e a estampa e suas relações especulares. A gravura como interpretação, tradução e produção de sintaxes gráficas relacionadas ao desenho. A gravura de pintor e a ideia de estampa original. Os processos planográficos e de incisão como construção e expressão: desenho e gravura. Noções sobre as muitas possibilidades da monotipia. Prática de oficina. Avaliação Método Aulas expositivas, orientação e coordenação de trabalhos práticos. Critério Apresentação e avaliação crítica de um conjunto de trabalhos gráficos. Norma de Recuperação Bibliografia BERSIER, Jean E. La Gravure, les Procedes, l’Histoire. Paris, Berger-Levrault, 1980. BEVERS, Holm, Peter Schtborn e Bárbara Welzel. Rembrandt, Le Maître e son Atelier. Paris, Flammarion, 1991 (2 vol.) BRUNNER, Felix. Manuel de la gravure. Switzerland, Arthur Niggli, 1972. DIDI-HUBERMAN, Georges. L’Impreinte. Paris, Centre Geroes Pompidou, 1997. EICHENBERG, Fritz. The art of the print: masterpieces, history, techniques. New York, Van Nostrand Reinhold, 1976. Haverkamp-Begemann, Egbert. Creative Copies. The Drawing Center, New York, 1988. HIND, Arthur M. A History of Engraving & Etching. New York, Dover Publications, 1963. IVINS JR., W.M. Imagen Impresa y Conocimiento. Barcelona, Editorial Gustavo Pili, 1975. Lambert, Susan. The Image Muitiplied.Abaris Books, New York, 1987. Reading Drawings. The Drawing Center, New York, 1984. PARSHALL, Peter & Rainer Schoch. Origins of European Printmaking. New Haven and London, Yale Ubniversity Press, 2005. Parshall, Peter. The Infinished Print.National Gallery of Art, Washington, 2001 PON, Lisa. Raphael, Durer and Marcantonio Raimondi. New Haven and London. Yale University Press, 2004. Saunders, Gill and Rosie Miles. Prints Now, Directions and Definitions. V & A Publicationa, London, 2009.