Disciplina que terá como principais objetivos: elaborar, analisar e colocar em prática os diferentes conceitos apresentados; acompanhar projetos dirigidos; analisar os diferentes projetos multimídias desenvolvidos.
Disciplina prática que explora os recursos multimídia dos meios eletrônicos e digitais, e as contribuições destes recursos à arte e comunicação. Fornecerá também arcabouço teórico para reflexão sobre ideias contemporâneas advindas da relação arte tecnologia e do seu envolvimento com outras áreas como a ciência e a comunicação.
01. Apresentação do curso; 02. Fundamentos básicos da multimídia: hipertexto, interatividade, interfaces, diferentes meios e suportes; 03. Estudos de casos I e Experimentos dirigidos; 04. Estudos de casos II e Experimentos dirigidos; 05. Elaboração de projeto: estrutura não linear – consequentemente, interativo/participativo e com diferentes formas de representação. Entrega e discussão do projeto a partir de um modelo de edital da área. 06. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase I - roteiro e fluxograma, storyboard; 07. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase II - produção do protótipo; 08. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase II - produção do protótipo; 09. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase II - produção do protótipo; 10. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase II - produção do protótipo; 11. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase II - produção do protótipo; 12. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase III - Apresentação do protótipo desenvolvido e análise; 13. Desenvolvimento dos Projetos dos alunos: Fase III - Correção de erros, desvios e intercorrências; 14. Apresentação pública do trabalho finalizado; 15. Entrega da documentação do trabalho e finalização do curso. Metodologia - Aulas expositivas utilizando recursos audiovisuais; - Experimentos práticos dirigidos; - Acompanhamento de trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos; - Discussões sobre os conceitos advindos do uso da tecnologia eletrônica.
BAIRON, Sérgio (1995). Multimídia, Global editora, São Paulo.BASTOS, Marcus Vinícius (2000). Palavra e Imagem: acordes semióticos, do impresso ao digital. Mestrado em Comunicação e Semiótica, sob orientação de Philadelpho Menezes, COS/PUC-SP.COTTON, Bob & Oliver, Richard (1997). Understanding Hypermedia 2000- Multimedia origins, internet futures. 2 ed. Phaidon Press Ltda, New York.LANDOW, G. (1997) Hypertext 2.0 - The Convergence of Contemporary Critical Theory and Technology. London: John Hopkins University Press.LEÃO, Lúcia (1999). "A complexidade da Hipermídia" in O Labirinto da Hipermídia, Iluminuras, SP, p. 55- 77.LÉVY, Pierre, 1999. Cibercultura, Ed. 34, SP, (1ª ed. 1999, título: Cyberculture, Éditions Odile Jacob).MACHADO, Arlindo (1997). "Hipermídia: o labirinto como metáfora". In Domingues Diana (org.). A Arte do Séc. XXI. A Humanização das tecnologias, Editora Unesp, São Paulo.OLSEN, Gary (1997). Getting Started in Multimedia Design, North Light Books, Cincinnati, Ohio.RADFAHRER, Luli (2001). Design/Web/Design: 2, Market Press, São PauloSIEGEL, David (1996) Criando Sites Arrasadores na Web, Editora Quark do Brasil Ltda, SP.