No currículo da Licenciatura, a disciplina EDM 0427 METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA I está situada em uma dupla confluência: a que se dá entre as disciplinas pedagógicas e as de conteúdo específico (Matemática) e também a que diz respeito ao encontro do discurso teórico sobre Matemática e Educação e a realidade concreta da sala de aula. Entre os objetivos da disciplina encontram-se: - uma reflexão crítica sobre as concepções a respeito da Matemática partilhadas pelos licenciandos, bem como sobre a influência de tais concepções sobre a prática pedagógica; - a articulação entre os temas tratados nas disciplinas pedagógicas e os conteúdos matemáticos do restante do currículo da Licenciatura; O estabelecimento de pontes entre os conteúdos das diversas disciplinas do currículo da Licenciatura e aqueles que os licenciandos irão lecionar na escola básica; - a conscientização sobre a situação do ensino de Matemática no Brasil e em outros países, por meio de contatos com currículos, programas e outros materiais didáticos; - a pratica efetiva do ensino de Matemática, por meio de estágios supervisionados, aulas simuladas, docência orientada, bem como de outros trabalhos diretamente relacionados com a ação docente.
Concepções sobre a Matemática e conseqüências para o ensino; Abordagem crítica de temas selecionados entre os conteúdos a serem ensinados na Escola Básica; Materiais didáticos para o ensino de Matemática; Planejamento e avaliação de atividades didáticas em Matemática.
I-1 Matemática: concepções e conseqüências para o ensino a) Matemática, História e Filosofia da Ciência b) Matemática e Língua Materna: análise das interrelações I-2 Matemática Elementar: uma abordagem crítica de temas selecionados a) Conteúdos programáticos da escola básica numa perspectiva da Matemática Superior b) Tópicos especiais: abordagens alternativas I-3 Materiais didáticos no ensino de Matemática: funções a) Materiais convencionais: livros, cadernos, periódicos b) Jogos, recursos tecnológicos, materiais alternativos I-4 Planejamento e avaliação de atividades didáticas em Matemática: estratégias a) Análise de conteúdos e preparação de atividades específicas b) Relações entre planejamento e avaliação: mapas de relevância PCC: - Atividades realizadas em eventos acadêmicos na universidade e relacionadas a temas do programa da disciplina como, por exemplo: oficinas, minicursos, workshops, exposições, palestras, vídeos, filmes. - Monitoria em eventos voltados para a capacitação de professores para o ensino de Matemática realizados na Universidade ou na escola; - Visitas a exposições, feiras, museus, escolas, teatro desde que relacionadas com as temáticas do ensino de Matemática na educação básica - Leituras adicionais de textos sobre temáticas afins com o programa da disciplina e elaboração de textos relacionados.
BARKER, S. – Filosofia da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.BOYER, C. B. – História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.BRUMFIEL-KRAUSE – Elementary mathematics for teachers. London: Addison-Wesley, 1969.BUTLER and WREN – The teaching of secondary mathematics. New York: McGraw-Hill, 1965.BRONOWSKI, J. – O senso comum da Ciência. São Paulo: Edusp/Itatiaia, 1979.CARAÇA, B. J. – Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.COSTA, M. A. – As idéias fundamentais da Matemática. São Paulo: Edusp, 1971.COURANT, R., and ROBBINS, H. - O que é a Matemática? Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2000DEVLIN, K. – O gene da Matemática. Rio de Janeiro: Record, 2004.__________ - Mathematics – The Science of Patterns. New York: Scientific American Library, 1994.EVES, H. – Introdução à História da Matemática. Campinas: Edit da UNICAMP, 2004.FREUDENTHAL, H. – Perspectivas da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.IFRAH, G. – História Universal dos Algarismos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.LIMA, E. L. et alii – A Matemática do Ensino Médio. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Matemática, 1999.LIONNAIS, F. (org.) – Las grandes corrientes del pensamiento matemático. Buenos Aires: Universitária, 1962.MACHADO, N. J. – Matemática e realidade. São Paulo: Cortez, 1987._________ - Matemática e Língua Materna. São Paulo: Cortez, 1990.__________ - Epistemologia e Didática. São Paulo: Cortez, 1995.MACHADO, N. J., CUNHA, M. O. – Lógica e linguagem cotidiana. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.MENNINGER, K. – Number words and number symbols. A cultural History of Numbers. New York: Dover, 1992.MLODINOW, L. – A janela de Euclides. São Paulo: Geração Editorial, 2004.SAUTOY, M. du – A música dos números primos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2007.VAN-HIELE, P. Structure and insight: a theory of mathematics education. N. York: Academic Press, 1986.WILDER, R. L. – Evolution of mathematical concepts. London: Open University, 1973.REVISTA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA. Sociedade Brasileira de Matemática, São Paulo (Todos os números)REVISTA EDUCAÇÃO E MATEMÁTICA. Associação dos Professores de Matemática. Lisboa (Todos os números)O Esta é uma bibliografia geral, de referência: para cada atividade da disciplina, será sugerida uma bibliografia específica.