Discussão do conceito de literatura e dos fundamentos teóricos dos estudos literários. Apresentação de aspectos essenciais da teoria, análise e crítica da poesia, tendo como objetivo a criação de um repertório teórico e o aprendizado de métodos e técnicas para a leitura, análise e interpretação do poema. O curso visa a fornecer instrumentos práticos por meio de atividades de análise e interpretação literárias, capacitando os profissionais da área de Letras a discutir problemas concernentes à poesia, à teoria dos gêneros literários e às relações entre literatura e sociedade. Pretende-se ainda apresentar aos alunos a linguagem acadêmica e as normas técnicas de citação e de organização de bibliografia, fornecendo-lhes instrumentos para a leitura e para a produção de textos críticos.
1. Aspectos gerais: a) Conceito e função da literatura b) Os gêneros literários c) A especificidade do gênero lírico d) Análise, comentário e interpretação do poema e) Lírica e sociedade 2. Elementos do poema a) Verso, estrofe b) Sonoridade e ritmo c) A imagem poética d) Forma, estrutura e significado
O programa completo, específico de cada professor, será apresentado no início das aulas.
I – Manuais de Estudos Introdutórios. ARISTÓTELES – Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Porto Alegre, Globo, 1966. ARISTÓTELES; HORÁCIO; LONGINO – A Poética Clássica. Introdução de Roberto de Oliveira Brandão. Trad. de Jaime Bruna. S. Paulo, Cultrix, EDUSP, 1981. BORGES, J. L. – Esse ofício do verso. Trad. José Marcos Macedo. São Paulo, Companhia das Letras, 2000. BROOKS, Cleanth e WARREN, R. P. – Understanding poetry. New York, Holt Rinehart and Winston, 1960. CULLER, Jonathan – Teoria literária. Uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo, Beca, 1999. EAGLETON, Terry – Teoria da literatura: uma introdução. Trad, Waltensir Dutra. S. Paulo, Martins Fontes, 1983. FRIEDRICH, Hugo – Estrutura da lírica moderna. São Paulo, Duas Cidades, 1991. HEGEL,G. W. F – Cursos de Estética (4 vols.). Trad. Marco Aurélio Werle. São Paulo, Edusp, 1999-2004 KAYSER, Wolfgang – Análise e interpretação da obra literária. Trad. Paulo Quintela. Coimbra, Américo Amado Editor, 1985. ROSENFELD, Anatol – “A teoria dos gêneros”. In: O teatro épico. S. Paulo. Perspectiva, 1986. WELLEK, René e WARREN, Austin – Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. Trad. Luis Carlos Borges. São Paulo, Martins Fontes, 2003. WIMSATT, W. e BROOKS, C. – Crítica Literária. Trad. Ivete Centeio e Armando de Morais. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1957. II – O Poético, o Poema, a Poética CANDIDO, Antonio – Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo, Ática, 2002. CROCE, Benedetto – A poesia. Introdução à crítica e história da poesia e da literatura. Trad. de Flávio Loureiro Chaves. Porto Alegre: UFRGS, 1967. JAKOBSON, Roman - “O que fazem os poetas com as palavras”. In: Colóquio, nº 12, março de 1973, pp. 5-9. PAZ, Octavio – Signos em Rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo, Perspectiva, 1990. ____________- O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982. POUND, Ezra – ABC da Literatura. São Paulo, Cultrix, 1970. MAIAKÒVSKI, Vladimir – “Como fazer versos”. In: SCHNAIDERMAN, Boris. A poética de Maiakovski. São Paulo, Perspectiva, 1984. STAIGER, Emil – Conceitos Fundamentais da Poética. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1972. WILSON, Edmund – O castelo de Axel. Trad. José Paulo Paes. S. Paulo, Cultrix, 1967. III – A linguagem poética BANDEIRA, Manuel – Seleta de prosa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997. BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo, Companhia das Letras, 2000. ___________ – “Introdução ao Estudo da Poesia”. In: Leitura de Poesia. São Paulo, Ática, 1996. BRIK, O; TINIANOV, I; CHKLOVSKI, V. e Outros – Teoria da Literatura. Porto Alegre, Globo, 1978. CANDIDO, Antonio – O estudo analítico do poema. São Paulo, Humanitas, 1996. ECO, Umberto – “Análise de linguagem poética”. In: Obra Aberta. São Paulo, Perspectiva (1968), pp. 67-92. JAKOBSON, Roman – “Poesia da gramática da poesia”. In: Lingüística, poética e cinema. São Paulo, Perspectiva, 1970, pp. 65-70. TYNIANOV, Iúri – El problema de la lengua poética. Buenos Aires, Siglo XXI, Argentina Editores, 1972. VALÉRY, Paul – Variedades. Org. João Alexandre Barbosa. São Paulo, Iluminuras, 1991. IV – Os elementos do poema a) Sonoridade BOSI, Alfredo – “O som no signo”. In: O ser e o tempo da poesia. Ed. cit., pp. 48-76. FRYE, Northrop – “Prose and Poetry” In: JAKOBSON, Roman – “Lingüística e poética”. In: “Lingüística e Comunicação. São Paulo, Cultrix. Ed. USP (1969), pp.118-162. POE, Edgar Allan - “Filosofia da Composição”. In: Poemas e ensaios. Trad. de Oscar Mendes e Milton Amado. São Paulo, Globo, 1999, pp. 101-114. TODOROV, Tzvetan. “Les sens des sons”. In: Poétique. Paris Seuil, nº 11, 1972, pp. 446-462. THOMSON, George – “Ritmo e trabalho” In: _____ Marxismo e Poesia. Lisboa, Teorema, 1977. b) Ritmo, metro e verso BANDEIRA, Manuel. “Poesia e verso”. Em: Seleta em Prosa e Verso de Manuel Bandeira. Rio de Janeiro, José Olympio, 1975, pp. 27- 41. ___________ “A versificação em língua portuguesa”. In: Seleta de prosa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997. BOSI, Alfredo – “Frase: música e silêncio”. In: O ser e o tempo da poesia. Ed. cit., pp. 77-129. BILAC, Olavo e PASSOS, Guimarães – Tratado de Versificação. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1944. BRIK, Ossip – “Ritmo e sintaxe”. In: Teoria da literatura. Formalistas russos. Porto Alegre, Globo, 1973, pp. 131-140. JAKOBSON, Roman – “Configuração verbal sublimar em poesia”. In: Lingüística, poética, cinema. São Paulo, Perspectiva, 1970, pp. 65-70. PAZ, Octavio – “Verso e prosa”. In: Signos em rotação. Ed. cit., pp. 11-36. PROENÇA, M. Cavalcanti – Ritmo e poesia. Rio de Janeiro, Organização Simões, 1955. SAPIR, Edward – “Os fundamentos musicais do verso”. In: Lingüística como ciência. Seleção e trad. de J. Mattoso Câmara Jr. Rio de Janeiro, Livraria Acadêmica, 1969, pp. 119-141. SAID, Ali M. – Tratado de Versificação. São Paulo, EDUSP, 1999. TODOROV, Tzvetan. “Les sens des sons”. Poétique, Paris Seuil, nº 11, 1972, pp. 446-462. TOMACHEVSKI, Boris – “Sobre o verso” In: Teoria da Literatura. Formalistas russos. Porto Alegre, Globo, 1978, pp.154-169. c) Imagem BOSI, Alfredo – “Imagem, discurso”. In: O ser e o tempo da poesia. Ed. cit., p. 19-47. FRIEDRICH, Hugo – “Técnica da fusão e metáforas”. In: Estrutura da lírica moderna. São Paulo, Duas Cidades, 1991. LAUSBERG, Heinrich. Elementos de retórica literária. 3.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, s/d. LUKÁCS, Georg – “Alegoria e símbolo”. In: Estética. Barcelona, Grijalbo, 1967, vol. 4, pp. 423-474. LEWIS, C. Day – The poetic image. London, Jonathan Cape, 1964. PAES, José Paulo – Para uma pedagogia da metáfora. Poesia Sempre. Ano 5, nº 8, junho 1997, pp. 226-245. PAZ, Octavio – “A imagem”. In: Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchoa Leite. São Paulo, Perspectiva, 1990, pp. 37-50. XAVIER, Ismail – Alegoria, Modernidade, Nacionalismo. Novos Rumos, nº 16, 1990. V – Estrutura e Significação ECO, Umberto – Obra aberta. Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. Trad. Giovanni Cutolo. São Paulo, Perspectiva, 1971. EMPSON, William – Seven types of ambiguity. New York, New Directions, 1960. LÓTMAN, Iúri – A estrutura do texto artístico. Trad. port. Lisboa, Estampa, 1978. ROSENFELD, Anatol – “Estrutura da obra literária”. In: Congresso de crítica e história literária. 2. Assis, 1961, FFCL, 1963, pp. 49-70. VI – Métodos e técnicas de análise e interpretação do poema. ALONSO, Amado. “La interpretación estilística de los textos literários”. In: Materia y forma en poesía. Madrid, Gredos, 1955, pp.107-132. ALONSO, Dámaso. Poesia española. Ensayo de métodos y límites estilísticos. Madrid, Gredos, 1966, 5ª ed. ARRIGUCCI Jr., Davi – Humildade, paixão e morte: a poesia de Manuel Bandeira. São Paulo, Companhia das Letras, 1989. ____________ – O cacto e as ruínas. A poesia entre outras artes. São Paulo, Duas Cidades, 1997. AUERBACH, Erich – As Flores do Mal e o sublime. Trad. José Marcos Macedo e Samuel Titan Jr. Inimigo rumor, nº 8, maio de 2000. BARTHES, Roland – “L’activité structuraliste”. In: Essais critiques. Paris, Seuil, 1964, pp.213-222. ____________ – “A morte do autor”. In: O rumor da língua. Lisboa, Edições 70, 1987. BOSI, Viviana et al. (orgs.). O poema: leitores e leituras. São Paulo, Ateliê, 2001. BROOKS, Cleanth – The well wrought urn. New York, Harcourt, Brace and World, 1963. CANDIDO, Antonio – O estudo analítico do poema. São Paulo, Humanitas (FFLCH-USP), 1996. ______________ – Na sala de aula. Caderno de análise literária. São Paulo, Ática, 2002. ECO, Umberto – “Análise da linguagem poética”. In: Obra aberta. São Paulo, Perspectiva, 2003, pp. 67-92. ELIOT, T.S – Ensaios. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo, Art Editora, 1989. ____________ – De poesia e de poetas. Trad. Ivan Junqueira. São Paulo, Brasiliense, 1991. ERLICH, Victor – Russian formalism, History-Doctrine. La Haly. 1955. GENETTE, Gerard. “Structuralisme et critique littéraire”. In: Figures I. Paris, Seuil, 1966, pp.145-170. _____________ – Estruturalismo. Antologia de textos teóricos. Seleção e introdução de Eduardo Prado Coelho. Portugalia Editora. 1968. JAKOBSON, Roman – “Os oxímoros dialéticos em Fernando Pessoa”. In:, ed. cit., pp. 93-118. POE, Edgar Allan – “A filosofia da composição” em: Poemas e ensaios. Trad. de Oscar Mendes e Milton Amado. São Paulo, Globo, 1999, pp. 101-114. RICHARDS, I. A. – Princípios de crítica literária. Porto Alegre, Globo, 1960. JAKOBSON, Roman e Lévi-Strauss – “Los gatos” de Charles Baudelaire. In: Estructuralismo y literatura. Buenos Aires, Nueva Visión, 1970, pp.11-34. SPITZER, Leo – “La enumeración caótica en la poesia moderna”. In: Lingüistica e historia literaria, Editorial Gredos, Madrid, 1961, pp. 247-291 _____________ – “La interpretación linguistica de las obras literárias”. In: Vossler K., Spitzer, Leo e Hetzfeld, H. Introducción a la estilística romance. Buenos Aires, FFCK, 1942, pp.87-148. ____________ – Três poemas sobre o êxtase. Trad. Samuel Titan Jr. São Paulo, Cosac & Naify, 2003. STAIGER, Emil – A arte da interpretação. Humboldt, ano 4, nº 9, 1964, pp. 10-22. WELLEK, René e WARREN, Austin – Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. Trad. Luis Carlos Borges. São Paulo, Martins Fontes, 2003. VII – Poesia e História ADORNO, T. W. “Palestra sobre lírica e sociedade”. Trad. de Jorge de Almeida. In: Notas de Literatura I. Duas Cidades/Ed. 34, 2003, pp. 65-90. BENJAMIN, Walter. – Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo, Brasiliense, 1995. CANDIDO, Antonio – O discurso e a cidade. São Paulo, Duas Cidades, 2004. CALDWELL, Cristopher. Illusion and Reality. A study of sources of poetry. London, Lawrence and Wishart, 1950. Trad. arg. Ed. Paidós, 1972. PAZ, Octavio – O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1982. SARTRE, Jean Paul – Que é a literatura? Trad. de Carlos Felipe Moisés. São Paulo, Ática, 1999. SCHWARZ, Roberto – “A carroça, o bonde e o poeta modernista”. In: Que horas são? São Paulo, Companhia das Letras, 1987, pp. 11-28. THOMSON, George – Marxismo e Poesia. Lisboa, Teorema, 1977.