Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Saúde Pública
 
Política, Gestão e Saúde
 
Disciplina: HSP0298 - Políticas para o cuidado em álcool e drogas
Public policies for health care in drug and alcohol abusive use

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
Conhecer e analisar a política de cuidado às pessoas em uso abusivo de álcool e outras drogas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3059404 - Ana Cristina Sundfeld
961715 - Laura Camargo Macruz Feuerwerker
 
Programa Resumido
Analisar o sentido social do uso de drogas nas diferentes sociedades interfere na construção da política para a área. Analisar a política de saúde mental e álcool e drogas, explorando conceitos, práticas e atores em disputas. Conhecer a rede de atenção psicossocial e intersetorial, problematizando a produção do cuidado. Discutir principais desafios.
 
 
 
Programa
1. A produção da saúde mental como campo de saberes e práticas. 2. O uso de drogas e seu sentido nas diferentes sociedades. 3. Atores e conceitos em disputa. 4. A produção da política nacional de saúde mental e álcool e outras drogas. 5. A perspectiva da redução de danos. 6. Populações em situação de rua e de grande vulnerabilidade 7. A perspectiva de cuidado intersetorial. 8. A rede de atenção psicossocial – CAPS, Consultório de Rua, UBS, serviços de urgência, hospitais gerais. 9. Projeto Terapêutico Singular 10. Experiências em diferentes
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição dialogada, dinâmicas de grupo, seminários.
Critério
Composição da nota: participação + trabalhos+ prova.
Norma de Recuperação
Segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
1- Lancetti, Antonio - Contrafissura e Plasticidade Psíquica – Hucitec, SP, 2016 2- Tykanori, Roberto – Projeto Terapêutico Singular 3- Brasil/MS - Portaria nº 3088 de 23/12/2011, republicada em 21/05/2013 que institui a Política nacional de saúde mental e álcool e drogas. 4- Hardt, Carl – Um preço muito alto – Ed Zahar 5- Olivenstein, Clade – A droga, Ed Brasiliense, 1980 6- Escohotado, Antonio, historia general de las drogas, SlU Espasa Livros, 2008 7- Silveira, Dartiu e Niel, Marcelo (org) – Drogas e redução de danos: uma cartilha para profissionais de saúde, 2008 8- Labate, Beatriz; Goulart, Sandra; Fiore, Maurício; Macrae, Edward; Carneiro, Henrique (org)- Drogas e Cultura: novas perspectivas, EDUFBA, 2008.
 

Clique para consultar os requisitos para HSP0298

Clique para consultar o oferecimento para HSP0298

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2022 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP