Apresentar um quadro histórico e teórico da arquitetura e do urbanismo modernos, analisando diversas tradições da produção arquitetônica, urbanística e paisagística, desde o Renascimento na Europa até as manifestações arquitetônicas de fins do século XIX.Familiarizar o aluno com textos de referência da arquitetura e do urbanismo modernos, através de leituras dirigidas. Fornecer ao aluno um repertório de propostas arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas que revelem a diversidade da produção dos vários períodos abrangidos, bem como familiarizá-lo com a leitura e análise crítica de alguns projetos e planos de destaque.
Antecedentes do Renascimento. Arquitetura e urbanismo do Renascimento e do Barroco. Arquitetura e urbanismo do Iluminismo. Cultura arquitetônica e urbanística do século XIX e da virada do século.
1. Antecedentes do RenascimentoArquitetura clássica: Grécia e Roma. Arquitetura gótica. Arquitetura dos países islâmicos.2. Arquitetura e urbanismo do Renascimento e do BarrocoCultura renascentista e sua relação com a antigüidade clássica. Construção de uma nova visualidade: a perspectiva e a idéia de tratado. Instituição de uma linguagem normatizada: tipologias e cidades-ideais. Arquitetura da Renascença Italiana. Villas de Palladio. Arquitetura e urbanismo como cenografia: as cidades principescas. O Barroco na Itália, França, Alemanha, Inglaterra. Jardins do Renascimento e parques barrocos.3. Arquitetura e urbanismo do IluminismoConceito de Ilustração e o ideal neoclássico; o projeto enciclopedista; os estudos arqueológicos e de história da arte. O princípio de imitação da natureza e a teoria dos corpos. A querela entre os Antigos e os Modernos, séculos XVII-XVIII. Teorias e propostas arquitetônicas e urbanísticas. Teorias e projetos paisagísticos no século XVIII.4. Cultura arquitetônica e urbanística no século XIXClassicismo romântico e a polêmica com os neoclássicos. O pinturesco e o revival gótico: Pugin e Ruskin. Utopias urbanísticas. Princípio da convenção estilística. Ecletismo e historicismo. O racionalismo estrutural de Labrouste a Viollet-le-Duc. O movimento "Arts and Crafts". Morris e a irmandade pré-rafaelita. Reformas urbanas e a constituição do urbanismo como disciplina: Haussmann, Cerdà, os tratados germânicos. Ringstrasse em Viena e as concepções e realizações de Camillo Sitte. Arquitetura, urbanismo e paisagismo nos EUA: de Downing, Olmsted e Richardson a Burnhan, Sullivan e Wright; o movimento City Beautiful. A idéia de cidade-jardim: as propostas de Howard e Soria y Mata; processo de suburbanização e o surgimento do subúrbio-jardim;
Bibliografia Básica: ARGAN, Giulio Carlo. Renacimiento y Barroco. Madri: Ediciones Akal SA, 1987. ________. História da Arte como História da Cidade. São Paulo-SP: Martins Fontes, 1993. BENEVOLO, Leonardo. Historia de la Arquitectura del Renacimiento. Barcelona: Gustavo Gili, 1979. ________. História da Cidade. São Paulo-SP: Ed. Perspectiva, 1983. CALABI, Donatella; A Cidade do Primeiro Renascimento. São Paulo-SP: Ed. Perspectiva, 2008. KRUFT, Hanno-Walter. A History of Architectural Theory – From Vitruvius to the Present. Londres e Nova Jersey: Princeton Architectural Press, 1994 (edição brasileira EDUSP 2015). MUMFORD, Lewis: A Cidade na História. Suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo-SP: Martins Fontes / UnB, 1982 (1961). PEVSNER, Nikolaus; Os Pioneiros do Desenho Moderno. Lisboa e Rio de Janeiro: Ulisseia, 1962 (1936). Edição brasileira Martins Fontes, 2005. _______. Historia de las Tipologias Arquitectonicas. Barcelona: Gustavo Gili, 1980. Bibliografia Complementar: FARMER, John. Green Shift – Changing Attitudes in Architecture to the Natural World. Oxford e Boston: The Architectural Press, 1996. FRAMPTON, Kenneth; Studies in Tectonic Culture: The Poetics of Construction in the XIXth and XXth Century Architecture. Cambridge, Mass. e Londres: The MIT Press, 1995. GIEDION, Sigfrido. Espacio, Tiempo y Arquitectura (el futuro de una nueva tradición). Barcelona: Hoepli, 1958. Kauffmann, Emil. De Ledoux a Le Corbusier. Origen y desarrollo de la arquitectura autónoma. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1982 (1933). ________. Tres Arquitectos Revolucionarios: Boullée, Ledoux y Lequeu. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1980. MIGNOT, Claude. Architecture of the 19th Century. Colônia, RFA: Evergreen, 1994. PANOFSKY, Erwin. La Perspectiva como Forma Simbolica. Barcelona: Tusquets Editores, 1985 (1927). _______. Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Editorial Presença, 1960. PATTETA, Luciano. Historia de la Arquitectura. Antologia Crítica. Madri: Ed. Hermann Blume, 1984. PORTOGHESI, Paolo. El Angel de la Historia. Teorías y Lenguajes de la Arquitectura. Madri, Ed. Hermann Blume, 1985. SICA, Paolo. Historia del Urbanismo. El Siglo XVIII. Madri: Instituto de Administración Local, 1982. _______. Historia del Urbanismo. El Siglo XIX. Vols.1-2. Madrid, Instituto de Administración Local, 1982. STAROBINSKI, Jean. 1789. Os emblemas da razão. São Paulo-SP: Companhia das Letras, 1988. TAFURI, Manfredo. Sobre el Renacimiento. Principios, ciudades, arquitectos. Madri: Cátedra, 1995. VIDLER, Anthony. Claude-Nicolas Ledoux: architecture and utopia in the era of the French Revolution. Basiléia: Birkhäuser, 2006. WITTKOWER, Rudolph. La Arquitectura en la Edad del Humanismo. Buenos Aires: Nueva Visión, 1968. ZEVI, Bruno. Storia dell'Architettura Moderna. Turim: Einaudi, 1955.