Levar os alunos a refletir sobre os processos que configuram o urbanismo, a arquitetura e a arte modernos em seus aspectos estéticos e socioculturais. Dimensionar historicamente o nascimento e constituição da arquitetura e do urbanismo modernos nos contextos que configuram a modernidade como momento sócio histórico. Preparação e aprofundamento de leitura e compreensão de autores clássicos, localizando-os em suas matrizes e interlocuções teóricas e históricas.
Industrialização e urbanização. O urbanismo sanitário. As relações entre cidade, capital e Estado. Arts and Crafts e cidade jardim, cidade e welfare state. O urbanismo e a arquitetura modernos. A utopia estética da modernidade, sociabilidades e sensibilidades modernas. Vanguardas e arquitetura moderna. Arte depois das vanguardas.
Parte 1 1.1. Cidade como sede da experiências moderna. 1.2. Utopia e cidade 1.3. Cidade como corpo doente: o urbanismo sanitário 1.4. Relações entre cidade, capital e Estado: Haussman 1.5. Cidade e Natureza: Arts and Crafts e cidade jardim 1.6. O urbanismo moderno: habitação social e cidade máquina 1.7. Arquitetura e cidade no movimento moderno (Wright, Le Corbusier, Mies van der Rohe) 1.8. Cidade e crise da modernidade Parte 2 2.1. Modernidade, modernização e arte moderna 2.2 O impressionismo e a experiência urbana 2.3. A utopia estética da modernidade 2.4. O novo e o efêmero como categorias estéticas 2.5. As vanguardas e seus movimentos 2.6. Revolução e experimentação no construtivismo soviético 2.7. A poética purista e a arquitetura de Le Corbusier 2.8 O Dada e a revolução surrealista 2.9. Arte depois das vanguardas Parte 3 Visita técnica a museus e instituições culturais
ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de - “Dar forma ao informe: o urbanismo e a crise da cidade moderna” em Revista Pós número especial O estudo da história na formação do arquiteto, p. 150 a 155, São Paulo, FAUUSP, 1994. ARGAN, G.C. A arte moderna na Europa :de Hogarth a Picasso. São Paulo: Cias das Letras, 2010 ___________ - A época do Funcionalismo e o modernismo. Arte Moderna. São Paulo: Cia das Letras, 1995. BENÉVOLO, Leonardo. As origens da urbanística moderna, Lisboa, Ed. Presença, 1981. BENÉVOLO, Leonardo. História da arquitetura moderna. São Paulo, Perspectiva, 1988. BENJAMIN, Walter. “Paris, capital do século XIX” em Espaço e Debates, n. 11, ano IV, 1984 BRESCIANI, Maria Stella Martins - Londres e Paris no século XIX: o espetáculo da pobreza , coleção Tudo é História, São Paulo, Brasiliense, 1989 CHIPPH. –Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996 CHOAY, Françoise - Urbanismo: utopias e realidades, São Paulo, Perspectiva, 1979 COHEN, Jean-Louis. O futuro da Arquitetura desde 1889. Uma História Mundial. São Paulo; Cosac&Naif, 2013 CORBIN, Alain - Saberes e Odores: o olfato e o imaginário social nos séculos XVIII e XIX, São Paulo, Companhia das Letras, 1987. FRACINA, F. (et alli). Modernidade e Modernismo: A Pintura Francesa no século XIX. São Paulo, Cosac & Naify Edições, 1998. FRANCASTEL, P. Pintura e Sociedade. S.Paulo: Martins Fontes, 1990 HARRISON, C. – “O que é Modernismo”. Modernismo. São Paulo: Cosac&Naify, 2001 HARRISON,C. WOOD, P. Modernidade e Modernismo reconsiderados. In WOOD et alii. Modernismo em Disputa. São Paulo: Cosac&Naify: 1998 GREENBERG, C. – a pintura modernista. Greenberg e o Debate Critico. Rio de janeiro: Jorge Zahar Editor LE CORBUSIER - A Carta de Atenas, São Paulo, Hucitec: Editora da Universidade de São Paulo, 1989 _______________.– Precisões sobre um estado presente da arquitetura e do urbanismo. São Paulo: Cosac Naify, 2004 ________________. Depois do Cubismo. São Paulo: Cosac & Naify, 2005 MICHELI, Mário – As vanguardas Artísticas.São Paulo: Martins Fontes, 1991 MORRIS, W. Notícias de Lugar Nenhum. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002. MUNFORD, Lewis - A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas, São Paulo, Martins Fontes, 1982 PEVSNER, Nikolaus.- Os Pioneiros do Desenho Moderno. São Paulo: Martins Fontes, 1995. SCHORSKE, Carl – Viena Fin-de-Siècle. São Paulo, Companhia das Letras, 1988. Capítulo II: “A Ringstrasse, seus críticos e o nascimento do modernismo urbano SUBIRATS, E. A flor e o cristal. São Paulo: Studio Nobel,1988