Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplinas do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
 
Disciplina: IAU0942 - Ordenamento Territorial
Land use planning

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Introdução da abordagem interescalar do planejamento, do urbanismo em rede e do projeto. Apresentação de elementos de ordenamento territorial, em especial os componentes do tecido urbano e regional. Explorar métodos de planejamento e desenvolvimento de projetos urbanos por meio do parcelamento, uso e ocupação do solo, do zoneamento e da gestão territorial; e de projeto urbano por meio de projetos de urbanização para a regulação e transformação da morfologia urbana, levando em conta os processos de urbanização, as dinâmicas socioeconômicas e ambientais, os fatores políticos e os valores simbólicos. A atividade extensionista nesta disciplina ocorrerá pela relação direta e dialógica com estratos sociais por meio de consulta com a sociedade civil e/ou com gestores públicos e/ou organizações sociais e/ou iniciativa privada por meio de documentos e/ou visitas do contexto real. O caráter extensionista está na abordagem das áreas centrais, das periferias e do tecido urbano no combate à segregação socioterritorial.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1144076 - Givaldo Luiz Medeiros
2213488 - Jeferson Cristiano Tavares
725134 - João Marcos de Almeida Lopes
2085211 - Joubert José Lancha
1034855 - Luciana Bongiovanni Martins Schenk
816066 - Luis Espallargas Gimenez
66074 - Manoel Antonio Lopes Rodrigues Alves
5206266 - Marcel Fantin
62970 - Marcelo Claudio Tramontano
63025 - Marcelo Suzuki
 
Programa Resumido
Compreender criticamente a totalidade do ambiente urbano e regional por meio da prática do ordenamento territorial. O Desenho Universal é tratado nas áreas abordadas pela disciplina.
 
 
 
Programa
Apresentar a formação dos espaços regional e urbano e do atual processo de urbanização e metropolização brasileiro. Conceituar os municípios, cidades, regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões considerando também as desigualdades regionais, a segregação urbana e os conflitos ambientais. Abordar os seguintes componentes do tecido urbano e regional: topografia, hidrografia, sítio, quadra, lote, rua, parques praças, infraestrutura viária e de saneamento, obras de arte, espaços livres, vazios, centralidades, áreas centrais, bordas, franjas, periferias e vetores de expansão. Explorar as práticas e críticas do planejamento e de projetos contemporâneos pelos seus meios: parcelamento, uso e ocupação do solo, zoneamento, gestão territorial, infraestrutural e habitacional, desenho urbano, projetos urbanos e urbanísticos e planos territoriais. O Desenho Universal é tratado nas áreas abordadas pela disciplina. Visita de campo para reconhecimento do contexto real da área ou do tema abordado na disciplina.
 
 
 
Avaliação
     
Método
São combinadas aulas expositivas ou teóricas com aulas práticas, seminários, palestras, visitas e levantamentos das áreas de intervenção. As atividades discentes desenvolvem-se em grupos de alunos e se combinam com tarefas individuais. Os exercícios são acompanhados, discutidos e desenvolvidos em atelier. Segundo critério dos professores, são organizados esquemas diferentes de apresentação e de discussão entre professores e demais equipes.
Critério
A avaliação levará em conta a participação dos alunos em aula, o processo de desenvolvimento dos trabalhos, a entrega dos produtos solicitados nos prazos estabelecidos, o domínio da linguagem e do repertório e, quando da entrega final a qualidade do conteúdo e gráfica dos produtos. O peso dos trabalhos será definido em cada semestre.
Norma de Recuperação
Reelaboração do último exercício. Nota final igual ou superior a 5,00 (cinco), sendo essa nota resultado de média aritmética entre a primeira nota do último exercício e a nota da recuperação.
 
Bibliografia
     
AYMONINO, Carlo, Significado das cidades. Lisboa: Ed. Presença, 1984.
ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. (tradução e apresentação Nadia Somekh). São Paulo: Romano Guerra, 2010. (original de 2001).
LAMAS, J. M. R. G. Morfologia urbana e desenho da cidade. Lisboa, Calouste Gulbekian, 2000.
MARX, Murillo de Azevedo. Cidade no Brasil, terra de quem? São Paulo: EDUSP/Nobel. 1991.
PANERAI, Philippe. Análise Urbana. Tradução: Francisco Leitão; revisão técnica: Sylvia Ficher. Brasília: Editora Universidade de Brasília. Coleção Arquitetura Urbanismo. 2014. (1ª reimpressão, edição original de 1999 sob título de Analyse urbaine).
SECCHI, Bernardo. Primeira lição de urbanismo. Tradução de Marisa Barda e pdro M. R. Sales. São Paulo: Perspectiva, 2006.
SOLÀ-MORALES, Manuel R. Las formas de crecimiento. Barcelona: Editions UPC,1997.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 2015. 
 

Clique para consultar os requisitos para IAU0942

Clique para consultar o oferecimento para IAU0942

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP