Conhecimentos: - Integrar os conhecimentos dos sistemas orgânicos através de reflexão da interação de fisiologia, fisiopatopatologia, raciocínio diagnóstico, diagnóstico diferencial e evolução dos sistemas em um paciente real de necrópsia - Desenvolver o raciocínio clínico integrado da pessoa doente em termos técnicos, sociais, culturais, econômicos e os efeitos do SUS no desenvolver dessa doença. - Refletir, respeitar a diversidade entre as pessoas da comunidade FMUSP e os efeitos do coletivos do ambiente universitário no aluno Habilidades: - Fluidez no raciocínio global integrativo dos sistemas afetados em uma pessoa doente real - Compreender a abrangência, responsabilidade, direitos e deveres, limites do SUS na pessoa com ou sem doença - Incentivar, esclarecer o respeito e tolerância à diversidade de pessoas que compõem um meio social Atitudes: - Melhor relação aluno de medicina e equipe de saúde, paciente - Melhor relacionamento, tolerância, suporte e respeito entre pares - Compreender e se posicionar frente os limites e virtudes d e humanização e estrutura do SUS
Discussão Integrada e Casos 2- é uma disciplina supradepartamental , anual , 75h/ano, 5 créditos, pertencente `Unidade Curricular integrativa 21- FMUSP para os alunos do 2o ano FMUSP, curso medicina. Os objetivos das unidades curriculares da UC21 são: - Integração básico-clínica e integração entre os blocos de sistemas - Pró atividade na busca do conhecimento independente baseado em evidências - Raciocínio clinico fisiopatológico e diagnóstico não fragmentado do indivíduo no em seu processo saúde doença com visão ética e humanística global baseado em casos reais. Os objetivos específicos da MSP4212- DIC2 são: - Integrar e contextualizar no individuo são e doente os conhecimentos não fragmentados das Unidades Curriculares do 2º ano de graduação FMUSP - Contextualizar o raciocínio clínico fisiopatológico através de casos reais mais prevalentes internados em hospital terciário e de necrópsia, relacionando as alterações histológicas com a macroscopia dos órgãos e sistemas, anatomia topográfica, radiologia e sintomas e sinais. - Reconhecer o valor social, cultura, técnico e o respeito do ensino baseado em cadáveres em necrópsia - Reconhecer o impacto do sistema de saúde brasileiro no desenvolvimento das doenças no indivíduo e da coletividade. - Contextualizar o indivíduo em estado de saúde e doença e seu meio (aspectos éticos, sociais, culturais, estrutura familiar, sexualidade, integração do sistema de saúde, epidemiológicos, relação médico-paciente, relação médico e equipe de saúde, meio ambiente, humanização, profilaxia, fatores de risco, comunicação). - Pesquisar as diretrizes baseadas em evidência das grandes síndromes clínicas de falência de sistemas com crítica dos principais métodos científica.
Estrutura do curso: Todas atividades de aula são presenciais. O curso é baseado em 3 vertentes integradas: telepatologia, Humanização SUS e saúde mental do aluno (ver cronograma). - Módulo 1: Humanização do SUS: coordenada pelas professoras Linamara e Izabel a formatação desta atividade é estruturada em 3 momentos presenciais: aula magna profa Linamara e trabalho de material elaborado pela profa Izabel na plataforma (inserção da tarefa na plataforma ao final da atividade); entrevista de paciente do complexo HC-FMUSP e de médico do SUS sobre a humanização do SUS; apresentação da entrevista paciente e médico SUS em Congresso. A avaliação deste módulo é feita pela nota da apresentação do congresso, participação na entrevista, questionários pós aula magna. - Módulo 2 Saúde Mental dos alunos: coordenada pelo Prof Lotufo Neto é composta de 4 aulas com mesas redondas com os temas: conflito de gênero (prfo Saadeh e equipe), álcool e drogas (prof André e prof Ricardo e equipe), morte e luto (prof Henrique e prof Tania e equipe), depressão e suicídio (prof Eduardo Humes e equipe). A formatação das atividades é: aula introdutória (90 alunos), atividade prática (3 grupos de 30 alunos e 1 docente), fechamento das atividades (90 alunos). A avaliação desta atividade será feita via plataforma de aprendizagem através de questionário a ser respondido pelos alunos. - Módulos 3, 4 e 5 Telepatologia: a formatação das atividades de telepatologia é composta de 3 momentos: - discussão integrada clínico-radiológica-patológica de uma caso real de necrópsia síncrono transmitido por webconferência do SVO-FMUSP para a sala de aula (aula de telepatologia) - aula magna tema (pandemias, senescência e aterosclerose com enfoque em antropologia e humanização) - grupo de discussão (GD) com rodízio entre 3 professores (professor de Patologia com apresentação das lâminas histológicas do caso, professor de Anatomia com apresentação de peças do laboratório de Anatomia Topográfica e professor de cirurgia com apresentação e discussão de vídeo de caso real in vivo do pronto socorro PSCHC-FMUSP) com aspectos associados ao caso de telepatologia do módulo; - prova individual e em grupo presencial síncrona on line do material do módulo. Os preceptores e residentes de patologia colaboram na elaboração da telepatologia. Os monitores colaboram nas orientações dos alunos frente a tarefas, questões de provas, gabaritos de tarefas e bônus para alunos. A avaliação do curso é feita oralmente e on line na plataforma com os alunos ao final de cada módulo. Programa/Cronograma: https://drive.google.com/open?id=14fqNu7Pnlu4HQV93EFFtwt8vIA6TzP-I, https://drive.google.com/open?id=1QrmDzN6CT5E0Rxv0bU9b580LfLEej0aR Programa educacional: https://drive.google.com/file/d/1BtSYoYKKAoYOKRJL162DW0IYh4YBALg0/view?usp=drive_link
Gray's Anatomia para Estudantes de Drake R, Vogl AW e Mitchell AWM, 3a. edicao da Elsevier. Clínica Médica- HCFMUSP- 2ª edição Manual de Saúde da Família- Garcia et al- Ed Gen- 1ª edição - 2015 Cadernos de Atenção Básica em Saúde- Ministério da Saúde- www.dab.saude.gov.br Cecil textbook of medicine. 24th ed. Elsevier. Harrison`s principles of internal medicine. 18th edition Robbins Basic Pathology Bogliolo Patologia. Geraldo Brasileiro Filho http://www.teambasedlearning.org/refs/ Team Learning In Medical Education. Baylor College of Medicine, September 2002 Thompson et al. Team-based learning at ten medical schools. Two years later. Medical education. 2007; 41:250-257 Current medical diagnosis and treatment – Lange current series. www.uptodate.com