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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0560 - Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário
Human-Computer Interaction and User Experience

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno conceitos fundamentais da interação entre o humano e o computador. Capacitar o aluno a discutir os tópicos envolvidos em áreas atuais de pesquisa. Dar ao aluno experiência no design e na avaliação de interfaces.
 
Introduce students to the human-computer interaction foundations. Enable students to discuss current research topics in the field. Provide students with the necessary expertise to design and evaluate interfaces.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6346511 - Kamila Rios da Hora Rodrigues
 
Programa Resumido
Conceitos básicos de Interação Humano-Computador. Abordagens Teóricas em IHC. Aspectos humanos e tecnológicos. Experiência do Usuário (UX). Processos de Design. Identificação de Necessidades dos Usuários e Requisitos em IHC. Princípios e diretrizes para o design. Métodos de avaliação em IHC.
 
Basic concepts of Human-Computer Interaction. Theoretical Approaches in HCI. Human and technological aspects. User Experience (UX). Design Processes. Identification of User Needs and Requirements in IHC. Principles and guidelines for design. Assessment methods in IHC.
 
 
Programa
Introdução aos conceitos fundamentais da interação entre o humano e o computador. Gerações de interfaces e dos dispositivos de interação. Princípios de projeto. Psicologia Experimental e Cognitiva Aplicada. Engenharia Cognitiva e Engenharia Semiótica. Design contextual, baseado em cenários e centrado na comunicação. Design Thinking. Métodos Ágeis e IHC. Técnicas para levantamento de requisitos. Aspectos humanos. Aspectos tecnológicos. Técnicas de prototipação. Ciclo de vida da engenharia de usabilidade. Princípios e heurísticas para usabilidade e acessibilidade. Métodos para avaliação da usabilidade e acessibilidade. Sistemas adaptáveis e sistemas adaptativos. Padrões e diretivas para o design de interfaces. Desenvolvimento de um projeto envolvendo a construção e a avaliação de interfaces, com bons requisitos de UX/UI.
 
Introduction to fundamental concepts of the interaction between human and computer. Generations of interfaces and interaction devices. Design principles. Experimental and Applied Cognitive Psychology. Cognitive Engineering and Semiotic Engineering. Contextual design, based on scenarios and focused on communication. Design Thinking. Agile Methods and IHC. Techniques for gathering requirements. Human Aspects. Technological aspects. Prototyping techniques. Usability engineering lifecycle. Principles and heuristics for usability and accessibility. Methods for assessing usability and accessibility. Adaptable systems and adaptive systems. Patterns and guidelines for designing interfaces. Development of a project involving the construction and evaluation of interfaces, with good UX/UI requirements.
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição seguida de atividades práticas dentro e fora da sala de aula. Trabalhos práticos envolvendo o uso de instrumentos e técnicas para o design e avaliação de interfaces, bem como o uso de ferramentas disponíveis, incluindo aquelas desenvolvidas em outras disciplinas e/ou por outros alunos. Desenvolvimento de um projeto prático colocando em prática conceitos e técnicas estudados na disciplina, sobretudo conceitos para uma interface com bons requisitos de UX/UI.
Critério
Serão atribuídas notas a provas, exercícios e trabalhos práticos, executados alguns em sala de aula e outros fora de sala. A nota final será calculada pela média ponderada das notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
NP+(Mrec/2,5), se Mrec > ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec < ou = 5,0; ou 5,0, se 5,0 < ou = Mrec < 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec=prova)
 
Bibliografia
     
Livro Texto BARBOSA, S. D. J.; SILVA, B. S. da; SILVEIRA, M. S.; GASPARINI, I.; Darin, T.; BARBOSA, G. D. J. (2021) Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Autopublicação. LeanPub. da ROCHA, H. V; BARANAUSKAS, M. C. C. Design e Avaliação de Interfaces Humano- Computador. NIED/Unicamp. 2003. PREECE, J., ROGERS, Y., SHARP, H. Design de Interação: além da Interação Humano-Computador. Bookman, 2013. LAZAR, J., FENG, J., HOCHHEISER, H. Research Methods in Human-Computer Interaction. 2nd Edition. Morgan Kaufmann. 2017. Bibliografia Complementar NIELSEN, J.; LORANGER H. Usabilidade na web - Projetando Websites com qualidade. Campus, 2007. NORMAN, D. Design Emocional. Rocco, 2008. KRUG, S. Não me faça pensar: uma abordagem do bom senso à navegabilidade da WEB. São Paulo: Market Books, 2001. DIX, A., FINLAY, J., ABOWD, G., BEALE, R. Human-Computer Interaction. 2ª edição, Prentice-Hall, 1998. JOHNSON, P. Human Computer Interaction. McGraw Hill, 1992. SHNEIDERMAN, B. Designing the User-interface. 2 ed. Addison Wesley, 1992. THIMBLEBY, H. User Interface Design. ACM Press, 1990. Artigos de Conferências e Periódicos de primeira linha que apresentem inovações na área de IHC. Exemplos: SIGCHI Conference: Human Factors in Computing Systems, ACM Interactions, ACM International Conference Human-Computer Interaction, IEEE Computer, IEEE Software, entre outros.
 

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