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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Ciências de Computação
 
Disciplina: SCC0604 - Programação Orientada a Objetos
Object-Oriented Programming

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação:

Objetivos
Introduzir os conceitos de programação orientada a objetos e as metodologias de desenvolvimento de software segundo esse paradigma.
 
Introduce the object oriented programming and object oriented software development concepts.
 
 
Programa Resumido
Projeto orientado a objetos. Encapsulamento e ocultação de informação (information hiding). Separação de comportamento e implementação. Classes e subclasses. Herança. Polimorfismo. Hierarquias de classes. Classes de coleções e métodos de iteração
 
Object oriented design. Encapsulation and information hiding. Implementation and behavior separation. Classes and subclasses. Inheritance. Polymorphism. Class hierarchy. Class collections and iteration methods.
 
 
Programa
Projeto orientado a objetos. Encapsulamento e ocultação de informação iinformation hiding). Separação de comportamento e implementação. Classes e subclasses. Herança. Overriding. Dynamic dispatch. Polimorfismo. Relação entre Polimorfismo (de subtipo) e Herança.
Hierarquias de classes. Classes de coleções e métodos de interação. Conjuntos. Listas. Mapas.Objetivos de aprendizado: 1. Justificar a filosofia do projeto orientado a objetos e os conceitos de encapsulamento, abstração, herança e polimorfismo.2. Projetar, implementar. testar e depurarprogramas simples em uma linguagem de programação orientada a objetos.3. Descrever como o mecanismo de classes suporta encapsulamento e ocultação de informação (information hiding).4.
Projetar, implementar e testar a implernentação de relações "é-um" (is-a) entre objetos usando uma hierarquia de classes e herança.5. Comparar e contrastar as noções de overloading e overriding métodos numa linguagem orientada a
objetos.6. Descrever como iteradores (iterators) acessam os elementos de coleções.
 
Object oriented design. Encapsulation and information hiding. Implementation and behavior separation. Classes and subclasses. Inheritance. Overriding. Dynamic dispatch. Polymorphism. Relationship between subtype polymorphism and inheritance. Class hierarchy. Class collections and iteration methods – sets, lists and maps. Learning goals: 1) Justify the philosophy of object-oriented design and the concepts of encapsulation, abstraction, inheritance, and polymorphism; 2) Design, implement, test, and debug simple programs in an object-oriented programming language; 3) Describe how the class mechanism supports encapsulation and information hiding; 4) Design, implement, and test the implementation of “is-a” relationships among objects using a class hierarchy and inheritance; 5) Compare and contrast the notions of overloading and overriding methods in an object-oriented language; 6) Describe how iterators access the elements of a container.
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição seguida de exercícios. Aulas de demonstração de aplicativos. Estudo dirigido com atividades utilizando microcomputadores em laboratório.
Critério
Serão atribuídas notas a exercícios e trabalhos práticos executados alguns em classe e outros fora de classe. A nota será calculada pela média ponderada dessas várias notas obtidas pelo aluno no decorrer do semestre.
Norma de Recuperação
-Critério de Aprovação: NP+(Mrec/2,5), se Mrec ou =7,5; ou Max {NP,Mrec}, se Mrec ou = 5,0; ou 5,0, se 5,0 ou = Mrec 7,5.( NP=1ª avaliação, Mrec=prova)
 
Bibliografia
     
· Livro Texto:

- ECKEL, B. Thinking in Java, Prentice Hall, http://www.bruceEckel.com – vol. 1 e 2.
- JAVA – Como Programar. 6a. Edição. Deitel, Prentice-hall.
- METSKER, S. J.; Padrões de Projeto em Java. Bookman, 2004.
 

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