Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
 
Sistemas de Computação
 
Disciplina: SSC0596 - Projeto Empreendedor II
Entrepreneurs Projetc II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 10
Carga Horária Total: 360 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Permitir que o aluno demonstre capacidade empreendedora, descrevendo e documentando projetos desenvolvidos por empresa formalmente constituída ou em processo de formação, da qual ele é sócio atuante.
 
To allow the student to demonstrate entrepreneurship, describing and documenting projects developed by a formally constituted company of which (s)he is an active partner.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2162648 - Ellen Francine Barbosa
1926404 - Rosana Teresinha Vaccare Braga
 
Programa Resumido
Descrição de projeto concluído ou em andamento, apresentação de um trabalho concluído autorizada pelo cliente e apresentação de um texto sistematizando a atuação da empresa formalmente constituída ou em processo de formação, da qual o aluno deve ser sócio atuante. O aluno deverá ter a supervisão de um professor supervisor. Ao final do projeto, o supervisor deverá fornecer uma declaração do cumprimento de horas, bem como um relatório de avaliação do aluno.
 
The student will provide the description of a project developed or a text systematizing the work done at a formally constituted company, in which the student must be a member acting for at least one year. The student should have the supervision of a supervising teacher. The company must act in the computing area. At the end the student should write a detailed monograph about the project.
 
 
Programa
A realização de projeto empreendedor é direcionada aos estudantes empreendedores do curso, ou seja, aqueles que já possuem ou pretendem criar sua própria empresa, tendo projetos de sucesso concluídos ou em andamento. Assim, o objetivo é que o aluno demonstre capacidade empreendedora, descrevendo e documentando projetos desenvolvidos por empresa formalmente constituída ou em processo de formação, da qual ele seja sócio atuante. O Projeto Empreendedor é vinculado às disciplinas de Projeto de Empreendedor I e II, sendo que os estudantes podem requerer matrícula nessas disciplinas somente se estiverem aprovados em, no mínimo, 100 créditos (aula + trabalho) para o cumprimento das disciplinas obrigatórias e eletivas do curso. Para matricular-se nas disciplinas de Projeto Empreendedor I e II, os seguintes pré-requisitos devem ser atendidos pelo aluno: • Comprovar a existência de, ao menos, ou um projeto de sucesso concluído, ou um projeto em andamento (ativo). O projeto deve ter um cliente associado e possuir duração igual ou superior a 6 meses. Esse prazo deve ser contado considerando a data de ingresso do aluno no curso, desde o início das atividades do projeto até a data em que o estudante está solicitando sua matrícula na disciplina; • Possuir ao menos um projeto em que o cliente autorize a apresentação do trabalho desenvolvido; e • Apresentar um resumo descrevendo a atuação da empresa, contendo informações a respeito de: gestão e organização da empresa, produto/serviço pretendido, mercado e concorrência, estratégia de marketing e vendas, e viabilidade financeira. O projeto empreendedor deve deixar claro de que forma os conceitos aprendidos durante o curso foram relevantes no contexto de atuação da empresa. Além disso, o projeto deve ser realizado com a supervisão de um docente da USP (preferencialmente do ICMC). O estudante e o supervisor do projeto fornecem no início da disciplina um plano de trabalho e, após finalizar o projeto, o supervisor fornece uma declaração do cumprimento de horas, bem como um relatório de avaliação do aluno.
 
The student will provide the description of a project developed or a text systematizing the work done at a formally constituted company, in which the student must be a member acting for at least one year. The student should have the supervision of a supervising teacher. The company must act in the computing area. At the end the student should write a detailed monograph about the project.
 
 
Avaliação
     
Método
Reuniões com o docente supervisor para avaliar o andamento do estágio e do projeto, aconselhamento, indicação de referências bibliográficas e redação de monografias. O docente responsável pela disciplina deverá avaliar o projeto apresentado pelo aluno, em comum acordo com seu supervisor, e orientar o aluno nas diferentes etapas da disciplina.
Critério
Elaboração de uma monografia detalhada do estágio realizado. Apresentação de uma avaliação realizada por um cliente da empresa. A nota final será decidida com base na avaliação do conteúdo e apresentação da monografia perante uma banca formada por dois membros, sendo um deles o responsável pela disciplina e com base na avaliação realizada pelo cliente da empresa.
Norma de Recuperação
(NP-2) / 5 * Mrec + 7 - NP, se Mrec > 5 Max { NP, Mrec }, se Mrec < 5
 
Bibliografia
     
- Livros, Manuais e Artigos ligados à área em que o projeto será desenvolvido.
 

Clique para consultar os requisitos para SSC0596

Clique para consultar o oferecimento para SSC0596

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2021 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP