ATENÇÃO:
Esta cópia do currículo de Claudia Consuelo Amigo Pino é para uso interno da Universidade de São Paulo. Para visualizar a versão original e atualizada, consulte o sítio do CNPq http://lattes.cnpq.br/9951062554475527

Claudia Consuelo Amigo Pino

É professora associada de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Tem estudado sempre a literatura pelas bordas, a partir de tudo aquilo que aparentemente não é (ainda) literatura. Seus trabalhos giram em torno da crítica, dos diários, dos manuscritos, dos textos inacabados, mas também das obras impossíveis, que ainda não foram escritas. Apesar de não gostar da palavra especialista, tem se dedicado a estudar com mais atenção a obra Georges Perec e Roland Barthes, com alguns flertes com a literatura do Caribe, especialmente com Édouard Glissant. Publicou os livros A ficção da escrita (2004), Escrever sobre escrever (2007) e Roland Barthes: a aventura do romance (2015), além de vários artigos, coletâneas e números especiais de revistas. É membro da equipe editorial das revistas Criação & Crítica e Manuscrítica. E-mail: camigopino@gmail.com
(Texto informado pelo autor)

Última atualização do currículo em 10/01/2017

Dados pessoais Formação acadêmica/Titulação Atuação profissional Linhas de pesquisa Projetos de pesquisa Membro de Corpo Editorial Revisor de periódico Áreas de atuação Idiomas Prêmios e títulos
Dados pessoais
NomeClaudia Consuelo Amigo Pino
Nome em citações bibliográficasPINO, C. C. A.;PINO, Claudia Amigo
Endereço profissionalUniversidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.
Av. Professor Luciano Gualberto DLM Sala 18
Cidade Universitártia
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30914077

Formação acadêmica/Titulação
2013Livre-docência.
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, FFLCH, Brasil.
Título: Em busca de uma vida nova. O romance de Roland Barthes, Ano de obtenção: 2013.
Palavras-chave: Roland Barthes; Crítica Genética; Vita Nova.
2008Pós-Doutorado.
Institut de Textes et Manuscrits Modernes, ITEM/CNRS, França.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas.
1997 - 2001 Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: A escritura da ficção e a ficção da escritura, Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Philippe Léon Marie Ghislain Willemart .
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Georges Perec; Crítica Genética; 53 jours; Pós-modernidade; Psicanálise e Literatura; Literatura francesa contemporânea.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes.
1996 Mestrado em Magíster en Literatura.
Universidad de Chile, UCHILE, Chile. Orientador: .
1990 - 1995 Graduação em Jornalismo. Universidad de Chile, UCHILE, Chile.

Atuação profissional
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional
2013 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - Atual Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional:
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - Atual Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Vínculo institucional
2002 - Atual Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Doutor 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
04/2004 - AtualEnsino, LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS), Nível: Pós-Graduação.
Disciplinas ministradas
Espaço e literatura
Espécies de espaços da Literatura Francesa
Roland Barthes do grau zero ao grau um
Crítica genética: da teoria à prática
03/2004 - AtualPesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .
Linhas de pesquisa
Estudos literários
09/2002 - AtualEnsino, Letras Francês, Nível: Graduação.
Disciplinas ministradas
Fundamentos da crítica francesa
História da Crítica Francesa 1
História da Crítica Francesa 2
História da Literatura Francesa 1
Introdução à Literatura Francesa 1
Introdução à Literatura Francesa 2
Literatura Francesa 1
Monografia
Narrativa francesa
Perspectiva da crítica francesa
Poética Moderna
Introdução à literatura francesa
09/2002 - AtualConselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Núcleo de Auxílio à Pesquisa em Crítica Genética Napcg.
Cargo ou função
Membro do conselho deliberativo.
09/2002 - AtualAtividades de Participação em Projeto, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .
Projetos de pesquisa
Representação do Espaço/Espaço da Representação
04/2009 - 04/2011Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .
Cargo ou função
Coordenador de Programa.
03/2007 - 11/2008Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Letras Modernas.
Cargo ou função
Coordenador de Curso.
09/2006 - 03/2008Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .
Cargo ou função
Representante suplente da comissão de pesquisa.
09/2004 - 09/2006Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, .
Cargo ou função
Representante titular na Comissão de Pesquisa.

Linhas de Pesquisa
1. Estudos literários

Projetos de Pesquisa
Representação do Espaço/Espaço da Representação
Situação: Desativado; Natureza: Outra.
Integrantes: Claudia Consuelo Amigo Pino - Coordenador.
.

Membro de corpo editorial
2008 - Atual Periódico: Revista Criação & Crítica
2009 - Atual Periódico: Manuscrítica (São Paulo)

Revisor de periódico
2003 - Atual Periódico: Manuscrítica (São Paulo)
2008 - Atual Periódico: Revista Criação & Crítica
2003 - Atual Periódico: Alea: Estudos Neolatinos (Impresso)
2012 - Atual Periódico: Anuário de Literatura (UFSC)

Áreas de atuação
1. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Crítica Genética.
2. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: Literatura Francesa Contemporânea.
3. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária / Especialidade: Literatura e Psicanálise.
4. Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas / Especialidade: a criação literária em literatura francesa.

Idiomas
Compreende Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Italiano (Bem), Alemão (Razoavelmente).
Fala Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Italiano (Pouco), Alemão (Pouco).
Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Italiano (Razoavelmente), Alemão (Pouco).
Escreve Espanhol (Bem), Francês (Bem), Inglês (Bem), Português (Bem), Italiano (Pouco), Alemão (Pouco).

Prêmios e títulos
2013Prêmio Tese destaque USP 2013, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Pós-graduação.

Ver informações complementares
Produção em C,T & A
Produção bibliográficaProdução técnica
Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos
1. PINO, C. C. A. . Gênese de uma crítica mágica. Manuscrítica (São Paulo), v. 1, p. 116-126, 2016.
2. PINO, C. C. A. . De um corpo para outro. Roland Barthes e a biografemática. Revista Criação & Crítica, v. 1, p. 15-29, 2016.
3. PINO, C. C. A. . Roland Barthes e o Soberano Bem do romance. Tempo Brasileiro, v. 198, p. 41-54, 2014.
4. ARAUJO, R. L. ; PINO, C. C. A. . Reflexos de um sorriso: duplicidade baudelairiana em A queda, de Albert Camus. Colineares, v. 2, p. 79-96, 2014.
5. PINO, C. C. A. . Crítica genética: o que interpretar?. Desenredo (PPGL/UPF), v. 10, p. 259-273, 2014.
6. PINO, C. C. A. . A escrita de chumbo de Roland Barthes. Manuscrítica (São Paulo), v. 26, p. 9-10, 2014.
7. PINO, C. C. A. . Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: Infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe. Aisthesis (Santiago. Impreso), v. 54, p. 243-254, 2013.
8. PINO, Claudia Amigo . Roland Barthes e o combate do bem e do mal. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 14, p. 231-244, 2012.
9. PINO, C. C. A. . Nem sempre fracassamos ao falar do amor. Remate de Males, v. 31, p. 211-226, 2011.
10. PINO, C. C. A. ; COSTA, K. P. . Que espaços são esses?1 Os ?planetas-favelas? de Patrick Chamoiseau e Paulo Lins. Ipotesi (Juiz de Fora. Online), v. 15, p. 73-88, 2011.
11. GAMA, M. ; COELHO, A. A. B. ; MURAD, S. ; PINO, C. C. A. ; TOMMASO, Mario ; Padilha, J. . Dúvidas, erros, surpresas, implicações: entrevista com Philippe Lejeune. Revista Criação & Crítica, v. 4, p. 197-206, 2010.
12.   PINO, C. C. A. . Le roman du temps perdu. Le mythe de Proust et la recherche de Barthes. Universite de Grenoble. UFR de Lettres. Recherches et Travaux, v. 77, p. 45-56, 2010.
13. PINO, C. C. A. . Viver, morrer e matar de escrever: o sacrifício de Roland Barthes. Estudos (UFBA), v. 42, p. 99-121, 2010.
14. PINO, C. C. A. . Compte Rendu de Masques et Mirages. Genesis (Paris. 1992), v. 31, p. 168-170, 2010.
15. PINO, C. C. A. . Écrire sans écrire: Vita Nova, de Roland Barthes. Revista Criação & Crítica, v. 2, p. 25-35, 2009.
16. PINO, C. C. A. . Uma pequena esfera iridescente, de fulgor intolerável, aparentemente giratória. Manuscrítica (São Paulo), v. 17, p. 112-116, 2009.
17. PINO, C. C. A. . Les derniers 53 jours de Georges Perec. L?impossibilité d?écrire en abyme. Genesis (Paris. 1992), v. 1, p. 55-65, 2009.
18. PINO, C. C. A. . A Escrita do Tremor: La Cohée du Lamentin, de Édouard Glissant. Revista Criação & Crítica, v. 1, p. 7, 2008.
19. PINO, C. C. A. . Em busca de uma vida nova. Manuscrítica (São Paulo), v. 16, p. 10-20, 2008.
20. PINO, C. C. A. . Gênese da gênese. Ciência e Cultura (SBPC), v. 57, p. 24-27, 2007.
21. PINO, C. C. A. . O espaço modo de usar: Georges Perec. Lettres Francaises (UNESP Araraquara), v. 7, p. 123-134, 2006.
22. PINO, C. C. A. . Da crítica do processo à crítica ao processo. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 10, p. 43-72, 2005.
23. PINO, C. C. A. . Resenha do livro Criação em Processo. Alea. Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 5/2, 2004.
24. PINO, C. C. A. . A Crítica Genética no Limite. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 11, p. 115, 2003.
25. PINO, C. C. A. . O grito da poética da criação. Manuscrítica (São Paulo), v. 10, p. 115-123, 2001.
26. PINO, C. C. A. . Crítica Genética: Revolução e Reação. Manuscrítica (São Paulo), v. 9, p. 153-176, 2000.
27. PINO, C. C. A. . Entre o olho e a letra. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 8, p. 181-208, 1999.
28. PINO, C. C. A. . A criação na crítica e a crítica na criação. Manuscrítica (São Paulo), São Paulo, v. 7, p. 111-149, 1998.
Livros publicados/organizados ou edições
1.   PINO, C. C. A. . Roland Barthes: A aventura do Romance. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2015. 156 p.
2. PINO, C. C. A. (Org.) ; FENOGLIO, I. (Org.) ; JORGE, Verónica Galíndez (Org.) . Écritures du XXIe Siècle Genèses in vivo. 1. ed. Paris: Le Manuscrit, 2012. v. 1. 204 p.
3. AMARO, L. (Org.) ; PINO, C. C. A. (Org.) . Auto(bio)grafias latiinoamericanas. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2012.
4.   PINO, C. C. A. ; ZULAR, R. . Escrever sobre escrever. Uma introdução crítica à crítica genética.. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
5. PINO, C. C. A. (Org.) . Criação em debate. 1. ed. São Paulo: Humanitas, 2007. 300 p.
6. PINO, C. C. A. (Org.) . Ciência e Cultura - Dossiê "Crítica genética". 1. ed. São Paulo: SBPC, 2007. 64 p.
7.   PINO, C. C. A. . A ficção da escrita. Cotia: Ateliê Editorial, 2004. v. 1. 275 p.
Capítulos de livros publicados
1. PINO, C. C. A. . O espaço da página: Digressão a partir de La vie mode d?emploi, de Georges Perec. In: Claudia Amigo Pino. (Org.). Criação em debate. São Paulo: Humanitas, 2007, v. 1, p. 77-88.
2. PINO, C. C. A. . Gêneses críticas: Barthes, Perec, Glissant. In: José Cirillo; Angela Grando. (Org.). Processo de Criação e Interações. Belo Horizonte: C/ Arte, 2008, v. , p. 65-70.
3. PINO, C. C. A. . Notas sobre a conquista espacial (e uma breve busca do quarto perdido em Vie de Henry Brulard, de Stendhal). In: Helmut Galle; Ana Cecília Olmos; Adriana Kanzepolsky; Laura Zuntini Izarra. (Org.). Em primeira pessoa - abordagens de uma teoria da autobiografia. São Paulo: Annablume, 2009, v. , p. 289-302.
4. PINO, C. C. A. . Écrire pour effacer, effacer pour écrire. In: Claudia Amigo Pino; Irène Fenoglio, Verónica Galíndez-Jorge. (Org.). Écritures du XXIe Siècle Genèses in vivo. 1 ed. Paris: Le Manuscrit, 2012, v. 1, p. 21-35.
5. PINO, C. C. A. . Todas as vidas do mundo: o pacto autobiográico e a poética da relação de Édouard Glissant. In: Claudia Amigo Pino; Loren Amaro. (Org.). Auto(bio)grafias latiinoamericanas. 1 ed. São Paulo: Annablume, 2012, v. 1, p. 193-206.
6. PINO, C. C. A. . O romance do tempo perdido: o mito de Proust e a busca de Barthes. In: Philippe Willemart; Alexandre Bebiano. (Org.). Proust 2011. 1 ed. São Paulo: Humanitas, 2013, v. 1, p. 50-73.
7. PINO, C. C. A. . Para uma didática saborosa: as estratégias de ensino nos manuscritos de Roland Barthes. In: Sergio Romanelli. (Org.). Compêndio de Crítica Genética - América Latina. 1 ed. Vinhedo: Horizonte, 2015, v. , p. 38-42.
Textos em jornais de notícias/revistas
1. PINO, C. C. A. . As regras do jogo. Cult.
2. PINO, C. C. A. . A ressignificação do mundo. Cult, 15 nov. 2001.
3. PINO, C. C. A. ; MATUCK, A. . Poética da Exaustão. Cult, São Paulo, 15 nov. 2001.
4. PINO, C. C. A. . Irrumpe la "casi ficción". La Tercera, Santiago do Chile, p. 8 - 8, 19 maio 2007.
5. PINO, C. C. A. . De l?incompréhension, de la création, des ?illets : Barthes au Brésil et au Portugal. Revue Roland Barthes, Paris, p. 10 - 20, 01 out. 2015.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. PINO, C. C. A. . Gêneses Críticas: Barthes, Perec, Glissant. In: X Congresso Internacional da APCG, 2008, Vitóira. Processo de Criação e Interações - a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino, 2008, Vitória. X Congresso Internacional da APCG, 2008, Vitóira. Processo de Criação e Interações - a crítica genética em debate nas artes, literatura e ensino. Belo Horizonte : EDitora C/arte, 2008.
2. PINO, C. C. A. . Entre a escritura e a leitura. In: VI Encontro Internacional da APML, 2000, São Paulo. Anais do VI Encontro Internacional da APML. São Paulo : Anablume, 1999.
3. PINO, C. C. A. . O conceito de criação segundo o Laboratório do Manuscrito Literário. In: VI Encontro Internacional da APML, 1999, São Paulo. Anais do VI Encontro Internacional da APML. São Paulo : Anablume, 1999.
Resumos publicados em anais de congressos
1. PINO, C. C. A. . Estética da criação. In: Poéticas da criação, 2002, Niterói. Poética da criação - caderno de resumos, 2002.
Apresentações de Trabalho
1. PINO, C. C. A. . Genèse d'une critique magique. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
2. PINO, C. C. A. . A literatura no plural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
3. PINO, C. C. A. . En busca del yo: proyectos biográficos y autobiográficos de Roland Barthes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
4. PINO, C. C. A. . Amar al autor: Barthes y la biografemática. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
5. PINO, Claudia Amigo . Gênese de uma crítica mágica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
6. PINO, C. C. A. . Le sel des mots. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
7. PINO, C. C. A. . Le texte est flux. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
8. PINO, C. C. A. . A missão amorosa do romance. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
9. PINO, C. C. A. . Crítica e verdade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
10. PINO, C. C. A. . Roland Barthes, professeur de sémiologie. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
11. PINO, C. C. A. . Criação literária e crítica:: descontinuidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
12. PINO, C. C. A. . Glissant et Rimbaud: la poésie comme nouvelle région du monde. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
13. PINO, C. C. A. . A crítica genética em São Paulo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
14. PINO, Claudia Amigo . Et l'aventure continue: la sémiologie romanesque de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
15. PINO, C. C. A. . Les seuils d'une oeuvre morte - Les préfaces de Vita Nova, de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
16. PINO, Claudia Amigo . A aventura romanesca de Roland Barthes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
17. PINO, C. C. A. . Roland Barthes: para uma didática saborosa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
18. PINO, C. C. A. . Barthes et les cendres de Schumann. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
19. PINO, C. C. A. ; ARAUJO, R. L. . Hommage à Albert Camus: Un étranger au Brésil.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
20. PINO, C. C. A. . Inscribir, mostrar y recrear una cicatriz: Infancia y escritura en la novela autobiográfica del Caribe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
21. PINO, C. C. A. . Testemunho documental na literatura: o romance de Roland Barthes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
22. PINO, C. C. A. . Escrever para reencontrar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
23. PINO, C. C. A. . Le roman du temps perdu: le mythe de Proust et la recherche de Barthes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
24. PINO, C. C. A. . Barthes et le combat du bien et du mal. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
25. JORGE, Verónica Galíndez ; PINO, C. C. A. . Cuál Genética para las Artes Escénicas?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
26. PINO, C. C. A. . Desescrituras de infancia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
27. PINO, C. C. A. . État présent de la critique génétique au Brésil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
28. PINO, C. C. A. . E a aventura continua. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
29. PINO, C. C. A. . A crítica genética no Brasil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
30. PINO, C. C. A. . À la Recherche de Vita Nova. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
31. PINO, C. C. A. . À la Recherche de Vita Nova 2: les manuscrits. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
32. PINO, C. C. A. . O romance do tempo perdido. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
33. PINO, C. C. A. . La vida de todo el mundo, en el espacio sideral. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
34. PINO, C. C. A. . Tremores de Letras: Glissant e a Crítica Genética 2. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
35. PINO, C. C. A. . Écrire sans écrire: Vita Nova, de Roland Barthes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
36. PINO, C. C. A. . O grau um da escritura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
37. PINO, C. C. A. . O edifício: mito, cinema e literatura. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
38. PINO, C. C. A. . Pour une écriture métisse: Glissant et la critique génétique. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
39. PINO, C. C. A. . O espaço modo de usar: Georges Perec. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
40. PINO, C. C. A. . 53 jours d'écriture. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
41. PINO, C. C. A. . El psicoanálisis y la escrita de W o el recuerdo de infancia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
42. PINO, C. C. A. . O espaço da página. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
43. PINO, C. C. A. . Crítica ao processo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
44. PINO, C. C. A. . Espaço e autobiografia: o papel do quarto nas lembranças de infância. 2005. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
45. PINO, C. C. A. ; ZULAR, R. . Introdução à interpretação em crítica genética. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
46. PINO, C. C. A. . Uma máquina de ler de manuscritos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
47. PINO, C. C. A. . A crítica genética no limite. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
48. PINO, C. C. A. . Estética da criação. 2002. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
49. PINO, C. C. A. . A estrutura dialética da criação. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
50. PINO, C. C. A. . Entre a escritura e a leitura: 53 jours de Georges Perec. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
51. PINO, C. C. A. . O conceito de criação segundo o Laboratório do Manuscrito Literário. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
52. PINO, C. C. A. ; ZULAR, R. . Perespectivas da crítica genética. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
53. PINO, C. C. A. . Études Génétiques au Brésil. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Demais tipos de produção bibliográfica
1. PINO, C. C. A. . Orelha do livro Criação em processo, de Roberto Zular (org). São Paulo: Iluminuras, 2002 (Orelha e contracapa de livro).
2. PINO, C. C. A. ; MURAD, S. . Editorial Revista Criação & Crítica N.1. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
3. PINO, C. C. A. . Prefácio de Fogos de Artifício. Cotia/ São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
4. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial Revista Criação & Crítica N.2. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
5. PINO, C. C. A. ; SILVA, S. F. A. O. L. E. . Editorial Revista Criação e Crítica N.3. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
6. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial Manuscrítica 17. São Paulo, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
7. COELHO, A. A. B. ; PINO, C. C. A. . Editorial revista Criação e crítica N. 4. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
8. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
9. GAMA, M. ; MONZANI, J. ; PINO, C. C. A. . Editorial Manuscrítica N. 19 Cinema. São Paulo, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
10. SILVA, S. F. A. O. L. E. ; PINO, C. C. A. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 7. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
11. Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 6. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
12. GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Editorial Manuscrítica N. 20 Tradução. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
13. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Editorial Manuscrítica 21 - Teatro. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
14. Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Dicionário de ideias aceitas: projeto de tradução. São Paulo: Revista Criação & Crítica n. 11, 2011. (Tradução/Artigo).
15. PINO, C. C. A. ; GOMES, N. O. R. C. . Editorial Revista Criação & Crítica N. 8 - O enésimo sexo. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
16. AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Introdução: o eu, nós e os outros. São Paulo/ Santiago, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio).
17. GAMA, M. ; PINO, Claudia Amigo . Editorial Manuscrítica 22. São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
18. GAMA, M. ; MURAD, S. ; PINO, Claudia Amigo . Editorial Criação & Crítica 9. Universidade de São Paulo, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
19. PINO, C. C. A. ; FENOGLIO, I. ; JORGE, Verónica Galíndez . Introduction. Paris, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Introdução).
20. PINO, Claudia Amigo . Ensaio sobre as ficções. Paris: Firmin Didot Frères Flis et Cie Libraires, 2012. (Tradução/Livro).
21. PINO, C. C. A. . Posfácio 'A guerra começou, onde está a guerra'? Cadernos, Albert Camus.. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio).
22. PINO, C. C. A. ; Messias, C. A. ; BERGONZONI, G. A. ; GAMA, M. . Eu voltei! O autror depois de morto ou novas formas de estudar a autoria. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
23. PINO, C. C. A. ; ALMEIDA, A. N. ; SCHOEPPS, L. . Editorial Manuscrítica n.26. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
24. PINO, C. C. A. ; FONTANARI, R. . Barthes apreendido por Rancière. São Paulo: Programa de pós-graduação Em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, 2015. (Tradução/Artigo).
Produção técnica
Demais tipos de produção técnica
1.
PINO, C. C. A. . Crítica Francesa Contemporânea: escritores críticos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
2.
PINO, C. C. A. ; MURAD, S. . Teoria da Narrativa Francesa: Todorov, Barthes, Genette. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
3. MURAD, S. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica. 2008. (Editoração/Periódico).
4. PINO, C. C. A. ; GONÇALVES, Gláucia Renate ; IZARRA, Laura patricia Zuntini de . Membro da banca de Qualificação de Mestrado de Rose Yukiko Sugiyama sob o título: "Uma investigação das Espacialidades Narrativas em An Artist of the Floating World de Kazuo Ishiguro". 2008. (Banca Examinadora).
5. PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Isabel Lopes Coelho sob o título:" Les Temps Modernes e Critique: o que é a literatura por meio do prazer da leitura?".. 2008. (Banca Examinadora).
6.
PINO, C. C. A. ; COELHO, A. A. B. ; GAMA, M. ; SILVA, S. F. A. O. L. E. . Escritas de si. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
7. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Criação & Crítica. 2009. (Editoração/Periódico).
8. PINO, C. C. A. . Relatório de Estágio de Pesquisa no Exterior. 2009. (Relatório de pesquisa).
9. NATALI, M. P. ; PINO, C. C. A. . Membro da banca examinadora de Keila Prado Costa, sob o título:"Ficção, crítica e espaço: uma comparação entre Cidade de Deus e Texaco". 2009. (Banca Examinadora).
10.
PINO, C. C. A. ; GAMA, M. ; COELHO, A. A. B. . Escrituras do espaço - Parte 1. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
11. COELHO, A. A. B. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N.4 - Eu é um outro - Moi aussi. 2010. (Editoração/Periódico).
12. PINO, C. C. A. ; OLIVEIRA, P. P. . Criação & Crítica 5 - Morrer de escrever. 2010. (Editoração/Periódico).
13. GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Manuscrítica 18. 2010. (Editoração/Periódico).
14. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Manuscrítica 19. 2010. (Editoração/Periódico).
15. PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez ; Titan Junior, S. V. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Flávio Luís Soares de Barros sob o título: "Labirinto de espelhos - Por uma poética do impasse em Bouvard e Pécuchet, de Gustave Flaubert". 2010. (Banca Examinadora).
16. SILVA, F. L. E. ; SILVA, N. A. G. ; PINO, C. C. A. . Membro da banca examinadora de qualificação de mestrado de Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva, sob o título:"A gênese do bsurdo: dos Écrits de Jeneusse à L'Étranger". 2010. (Banca Examinadora).
17. BETTI, M. S. ; PINO, C. C. A. ; JORGE, Verónica Galíndez . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Cícero Alberto de Andrade Oliveira, sob o título:"Brechas na eternidade: tempo e repetição no teatro de Jean-Luc Lagarce". 2010. (Banca Examinadora).
18. NATALI, M. P. ; PINO, C. C. A. ; IZARRA, Laura patricia Zuntini de . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Mariana Bolfarine sob o título: "Um Estudo do Espaço em A House for Mr. Biswas de V.S. Naipul". 2010. (Banca Examinadora).
19. GAMA, M. ; PINO, C. C. A. . Manuscrítica 20. 2011. (Editoração/Periódico).
20. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. . Manuscrítica 21. 2011. (Editoração/Periódico).
21. SILVA, S. F. A. O. L. E. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 7 - Quem tem medo de lugar comum?. 2011. (Editoração/Periódico).
22. Messias, C. A. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 6 - Brincar de escrever. 2011. (Editoração/Periódico).
23. Moraes, M. A. ; NORONHA, J. M. G. ; PINO, C. C. A. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Ana Amelia Barros Coelho, sob o título:?1,2 e 3: leituras do pacto autobiográfico de Philippe Lejeune?. 2011. (Banca Examinadora).
24. MELLO, C. M. M. ; PINO, C. C. A. ; WILLEMART, P. . Membro da Banca de Qualificação de Doutorado de Fernanda Mendes Luiz, sob o título: ?PLRAPSEEO ou ?. 2011. (Banca Examinadora).
25. JORGE, Verónica Galíndez ; PINO, C. C. A. ; ISHIHARA, T. . Membro de Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado de Igor Milenkovich Ávila, sob o título: Discurso Indireto Livre em Madame Bovary: o despontar da forma. 2011. (Banca Examinadora).
26.
PINO, C. C. A. . Escrever sobre escrever: uma introdução crítica à crítica genética. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
27. GOMES, N. O. R. C. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica N. 8 - O enésimo sexo. 2012. (Editoração/Periódico).
28. GAMA, M. ; MURAD, S. ; PINO, C. C. A. . Criação& Crítica n. 9: O que é e por que alguém estuda a leitura?. 2012. (Editoração/Periódico).
29. PINO, C. C. A. ; SILVA, G. I. ; WILLEMART, P. . Membro da Banca de Qualificação de Mestrado de Liliane Silva dos Santos, sob o título: ?Em torno de gênese de uma personagem proustiana: tia Léonie no caminho da descoberta de uma vocação?. 2012. (Banca Examinadora).
30.
PINO, C. C. A. . Camus faz cem anos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
31.
PINO, C. C. A. . A peste, de Albert Camus. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
32. GESKE, S. F. A. O. L. E. S. ; ARAUJO, R. L. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica n. 10 Universo Camus. 2013. (Editoração/Periódico).
33. PINO, C. C. A. . Literatura fundamental 27 - O estrangeiro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
34.
PINO, C. C. A. ; OLIVEIRA, P. P. ; BELLOCCHIO, C. M. ; BRATFISCH, J. ; FONTANARI, R. . Sabores de Barthes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
35.
PINO, C. C. A. . Crítica genética e interpretação. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
36. PINO, C. C. A. ; GAMA, M. ; Messias, C. A. ; BERGONZONI, G. A. . Criação & Crítica n. 12 Eu voltei! O autor depois de morto ou novas formas de estudar a autoria. 2014. (Editoração/Periódico).
37. PINO, C. C. A. ; ALMEIDA, A. N. ; SCHOEPPS, L. . Manuscrítica n. 26. 2014. (Editoração/Periódico).
40. BELLOCCHIO, C. M. ; OLIVEIRA, P. P. ; FONTANARI, R. ; BERGONZONI, G. A. ; PINO, C. C. A. . Roland Barthes Plural - Número especial Criação e Crítica. 2015. (Editoração/Periódico).
41. BELLOCCHIO, C. M. ; BERGONZONI, G. A. ; FONTANARI, R. ; OLIVEIRA, P. P. ; PINO, C. C. A. . Criação & Crítica barthes.com.barthes. 2015. (Editoração/Periódico).
42. PINO, C. C. A. ; VIEIRA, W. . Revista Criação & Crítica N. 17 - Autoficção. 2016. (Editoração/Periódico).

Bancas
Participação em bancas examinadorasParticipação em bancas de comissões julgadoras
Participação em bancas examinadoras
Dissertações
1. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; SCHWARTZ, A.. Participação em banca de Samira Murad. Le Voyage d?hiver de Georges Perec ou a máquina de contar histórias: leitura e potencialidade, leitura como potencialidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
2. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; COVIZZI, L. M.. Participação em banca de Monica Fernanda Rodrigues Gama. Membro da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
3. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; COVIZZI, L. M.. Participação em banca de Mônica Fernanda Rodrigues Gama. Sobre o que não deveu caber. Repetição e diferença na produção e recepção de Tutaméia, de Guimarães Rosa. 2008. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
4. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; Dunkel, C. Participação em banca de Rodrigo Ferraz de Camargo. Soletrações do Enigma. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
5. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; MOTTA, L. T.. Participação em banca de José Carlos de Souza. Balbertinec Um litoral "À l'ombre de jeunes filles en fleur". 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
6. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; Dunkel, C. Participação em banca de Rodrigo Ferraz de Camargo. Perac/Lacan. Soletrações do enigma: uma tentativa de articulação entre literatura e psicanálise. 2009. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
7. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; MORAES, E. R.. Participação em banca de Isabel Lopes Coelho. Quem matou o autor foi o crítico. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
8. PINO, C. C. A.; IZARRA, Laura patricia Zuntini de; CANDI, M. R.. Participação em banca de Rose Yukiko Sugiyama. Espacialidades Narrativas: Uma leitura de An artist of a floating world, de Kazuo Ishiguro. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos e literários em inglês) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
9. PINO, C. C. A.; HANSEN, J. A.; PECORA, A.. Participação em banca de Mario Tommaso Pugliese Filho. Presente invenção: lendo romances brasileiros contemporâneo. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura Brasileira) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
10. PINO, C. C. A.; FIGUEIREDO, E.; NATALI, M. P.. Participação em banca de Keila Prado Costa. A favela como ficção ? Uma leitura de Texaco e Cidade de Deus. 2011. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
11. PINO, C. C. A.; SILVA, F. L. E.; SILVA, N. A. G.. Participação em banca de Samara Fernanda de Almeida Oliveira Lócio e Silva Geske. O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L'Êtranger aos Écrits de Jeunesse. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
12. PINO, C. C. A.; COUTINHO, F.M.A.; SILVA, C.A.V.. Participação em banca de Alan Bezerra Torres. Manuel de Barros e os espaços da infância. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.
13. PINO, C. C. A.; SCARPELLI, M. O. F.; DAMATO, D. B.. Participação em banca de Henrique Toledo Groke. Despactários no diverso: uma aproximação entre Édouard Glissant e João Guimarães Rosa. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
14. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; ARBEX, M.. Participação em banca de Carolina Augusto Messias. A biblioteca caleidoscópica: um modo de ler La vie mode d'emploi e Bouvard e Pécuchet. 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
15. PINO, C. C. A.; Moraes, M. A.; NORONHA, J. M. G.. Participação em banca de Ana Amelia Barros Coelho Pace. Lendo e escrevendo sobre o pacto autobiográfico de Philippe Lejeune. 2012. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
16. PINO, C. C. A.; SILVA, M. R. P.; BARBOSA, M. V.. Participação em banca de Arthur Vinícius Dantas da Silva. Mel no asfalto: percepções do Neutro nos contos de Caio Fernando Abreu. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
17. PINO, C. C. A.; ARBEX, M.; SILVA, C. C. E.. Participação em banca de Tatiana Barbosa da Silva. Instantâneos de ausências. Perec e as relações entre texto, fotografia e memória. 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
18. PINO, C. C. A.; SILVA, M. R. P.; COSTA, A. M.. Participação em banca de Priscila Pesce Lopes de Oliveira. Inconfessadamente ditoso: trânsitos do eu nas escritas de Roland Barthes e de Ana Cristina Cesar. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
19. PINO, Claudia Amigo; INACIO, E. C.; LEITE JUNIOR, J.; GALINDEZ, V.. Participação em banca de Guilherme Fernandes. Corpo e escrita: a elaboração da AIDS em Caio Fernando Abreu e Hervé Guilbert. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
20. PINO, Claudia Amigo; BISCHOF, B.; MELLO, C. M. M.; SANTOS, M. A. A.. Participação em banca de Aline Magalhães dos Santos. O pintar literário nos Escritos sobre a arte, de Émile Zola. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
21. PINO, Claudia Amigo; FIGUEIREDO, E.; DAHLET, V. M. B.; SANTOS, L. A.. Participação em banca de Andrei Fernando Ferreira Lima. Édouard Glissant e a questão identitária antilhana. 2016. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
Teses de doutorado
1. PINO, C. C. A.; SELIGGMAN, M.; HANSEN, J. A.; OLVEIRA, A. V.; WILLEMART, P.. Participação em banca de Rosie Mehoudar. Dos textos de juventude a Igitur: A geração do discontínuo em Mallarmé. 2004. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
2. PINO, C. C. A.; BOSI, V.; VASCONCELLOS, M.; SEDLMAYER-PINTO, Sabrina; MORICONI, Italo. Participação em banca de André Luiz de Araújo. "Eu existo pelo nome que te dei": Ana C. por Bernardo Carvalho. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.
3. PINO, C. C. A.; ALMEIDA, A. B.; SILVA, G. I.; MARIA FILHO, V. J.. Participação em banca de Carla Cavalcanti e Silva. Unidade e fragmento: uma leitura da composição proustiana a partir dos cadernos de 53 e 55 de Albertine. 2010 - Universidade de São Paulo.
4. PINO, C. C. A.; SILVA, Edson Rosa da; BIDENT, C.; ARBEX, M.; CAMILLO, J.. Participação em banca de Rodrigo Ielpo. Perec e o esgotamento da história. 2010. 2010. Tese (Doutorado em Letras Neolatinas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
5. PINO, C. C. A.; REGGIANI, C.; PRUNGNAUD, J; MACIEL, M.E.; ALMEIDA, V.; SOUZA, E. M.. Participação em banca de Jacques Fux. A matemática em Georges Perec e Jorge Luis Borges: um estudo comparativo. 2010. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.
6. PINO, C. C. A.; NATALI, M. P.; BISCHOF, B.; ARBEX, M.; MACIEL, M.E.. Participação em banca de Manlio de Medeiros Speranzini. A pesquisa (in)finita das coisas. Perec e arte do desimportante. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
7. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; SILVA, G. I.; ZILBERMAN, R.; SILVA, C. C. E.. Participação em banca de Samira Murad. Sobre a leitura de À la recherche du temps perdu, de Marcel Proust. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
8. PINO, C. C. A.; FIGUEIREDO, E.; LEAL P. G.; SCHER, T.; ALMEIDA, C.. Participação em banca de Laura Barbosa Campos. Memória e espaço autobiográfico em Patrick Modiano.. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade Federal Fluminense.
9. PINO, C. C. A.; CAMPOS, R. S.; HASEGAWA, A.; SILVA, G. I.; LEITE, G. M. M.. Participação em banca de Renata Lopes Araújo. Da Arcádia a Paris: leituras de estórias, estórias de leituras. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
10. PINO, C. C. A.; Moraes, M. A.; SOUZA, E. M.; LEONEL, M. C.; VASCONCELOS, S. G. T.. Participação em banca de Mônica Fernanda Rodrigues Gama. Plástico e contraditório rascunho: a autorrepresentação de Guimarães Rosa. 2013. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.
11. PINO, C. C. A.; NATALI, M.; DANGELO, B.; RIBEIRO, G. S.; WINTER, L. M.. Participação em banca de Geruza Zelnys de Almeida. Como se pelos dedos escorresse.. Uma tese. 2014. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
12. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; JORGE, Verónica Galíndez; ARBEX, M.; MELLO, C. M. M.. Participação em banca de Lúcia de Amaral Oliveira Ribeiro. Imagens e paleta de cores nos textos de Flaubert da viagem ao Oriente. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
13. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; TESSLER, E. S.; NOVA, V. C.; GONCALVES, A. J.. Participação em banca de Fernanda Mendes Luiz. Proust em imagens ou imagens escritas em busca de algo perdido. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
14. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; SILVA, C. C. E.; ZANOTTO, S.; RAMOS, L. F.. Participação em banca de Viviane Araújo Alves da Costa Pereira. Ionesco crítico em 'Da teoria da derrisão à derrisão da teoria. 2014. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
15. PINO, C. C. A.; NATALI, M. P.; DANGELO, B.; Klinger, D.; PINTO, J. C. P.. Participação em banca de Renato Brighenti Prelorentzou. Futuro do pretérito: tempo e narrativa na história, no romance, na tese. 2015. Tese (Doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)) - Universidade de São Paulo.
16. PINO, C. C. A.; ARBEX, M.; RABATE, D.; WOLF, N.; HOUPPERMANS, S.. Participação em banca de Gabriel Pascoal Domingos Perugini. Déconstruction et reconstruction chez Michel Butor et Alain Robbe-Grillet : contribution du Nouveau Roman à l?imaginaire social des Trente glorieuses (1946-1975). 2015. Tese (Doutorado em Analyses littéraires et histoire de la langue) - Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts.
17. PINO, Claudia Amigo; JORGE, Verónica Galíndez; MURAD, S.; FIGUEIREDO, E.; SILVA, C. C. E.. Participação em banca de Samara Fernanda Almeida Oliveira de Locio e Silva Geske. O orvalho sobre as ruínas: uma leitura do processo de criação do romance inacabado Le Premier Homme de Albert Camus. 2016. Tese (Doutorado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
Qualificações de doutorado
1. PINO, C. C. A.; RESENDE, Neide Luzia; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei. Participação em banca de Rita Jover Faleiros. Leitura literária e formação em FLE: em busca do leitor. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em língua e literatura francesa) - Universidade de São Paulo.
2. PINO, C. C. A.; NATALI, M. P.; BISCHOF, B.. Participação em banca de Manlio de Medeiros Speranzini. "O QUE NÃO ESTÁ - uma poética das coisas na obra de Georges Perec". 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
3. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; MOTTA, L. T.. Participação em banca de Samira Murad. "O ato psicológico original chamado Leitura" e o papel do leitor em A La Recherche Du Temps Perdu. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
4. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; MOTTA, L. T.. Participação em banca de Samira Murad. O ato psicológico original chamado leitura na Recherche du Temps Perdu. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
5. PINO, C. C. A.; MOREJON, I.; NATALI, M.. Participação em banca de Geruza Zelnys de Almeida. Como se pelos dedos escorresse... Uma tese sobre Sérgio Sant?Anna e Roberto Bolaño. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
6. PINO, C. C. A.; WILLEMART, P.; SILVA, G. I.. Participação em banca de Liliane Santos Mendonça. TIA Léonie": seu mundo entre parênteses e auto-suficiente dentro do "caminho de Marcel". 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.
7. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; KAWANO, M.. Participação em banca de Lúcia Amaral de Oliveira Ribeiro. Pinceladas de Frases nos Cadernos de Flaubert da Viagem ao Oriente. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
8. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; SILVA, C. C. E.. Participação em banca de Viviane Araújo Alves da Costa Pereira. Ionesco crítico em " Da teoria da derrisão À derrisão da teoria ("Anti-Tese"). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
9. PINO, C. C. A.; MURAD, S.; SILVA, C. C. E.. Participação em banca de Tatiana Barbosa da Silva. A leitura da ausência e dos espaços vazios em W ou a memória da infância, de Georges Perec. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos, Lit. e Tradut. em Francês) - Universidade de São Paulo.
10. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; NATALI, M.. Participação em banca de Juliana Gonçalves Bratfisch. O monstro da totalidade ? Política de fragmento em Roland Barthes. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Lingüísticos, Lit. e Tradut. em Francês) - Universidade de São Paulo.
11. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; SILVA, F. L. E.. Participação em banca de Raphael Luiz de Araujo. O mito de Nêmesis ? Os rastros do último ensaio de Albert Camus. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Ling, Literários e Trad em Francês) - Universidade de São Paulo.
12. PINO, C. C. A.; JORGE, Verónica Galíndez; NATALI, M. P.. Participação em banca de Bruna de Carvalho. Atlas André Gide. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Estudos Ling, Literários e Trad em Francês) - Universidade de São Paulo.
13. PINO, Claudia Amigo; MOREJON, I.; HOSIASSON, L. J.. Participação em banca de Amanda Luzia da Silva. A demeure de Júlio Cortázar: aproximações para leitura de Rayuela. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)) - Universidade de São Paulo.
14. PINO, Claudia Amigo; SOUZA, L. M. T. M.; INACIO, E. C.. Participação em banca de Guilherme Fernandes. Corpo e escrita: a elaboração da AIDS em Hervé Guibert e Caio Fernando Abreu. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
15. PINO, Claudia Amigo; MURAD, S.; BARRETO, M. I. M.. Participação em banca de Aline Magalhães dos Santos. A imagem, o movimento e a leitura em Escritos sobre a arte de Émile Zola. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
16. PINO, Claudia Amigo; JORGE, Verónica Galíndez; VIDAL, P.. Participação em banca de Carolina Molinar Bellocchio. Enunciação como variação em Roland Barthes. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
17. PINO, Claudia Amigo; Zavaglia, A.; FALEIROS, A. S.. Participação em banca de Paula Souza Dias Nogueira. Traduzindo Alain Mabanckou. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
18. PINO, Claudia Amigo; JORGE, Verónica Galíndez; GAMA, M.. Participação em banca de Fernanda Ferreira dos Santos. Gustave Flaubert: uma literatura, uma trajetória de leitura. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
19. PINO, Claudia Amigo; JORGE, Verónica Galíndez; DAHLET, V. M. B.. Participação em banca de Regina Dantas Miguel. Uma reflexão sobre o espaço autobiográfico na obra de Céline: um estudo de Mort à Crédit. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
20. PINO, Claudia Amigo; VIDAL, P.; SANTOS, M. A. A.. Participação em banca de Tatiana Barbosa Cavalari. Os Lugares: Espaços de Criação e Memória em Perec. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
21. PINO, Claudia Amigo; GALLE, H.; Klinger, D.. Participação em banca de Willian Vieira. O Paroxismo do Projeto Autoficcional: Pactos Ambíguos de Leitura, Suspensão de Estatuto Ficcional, Pilhagem Biográfica e a Defesa de uma Nova Autonomia da Literatura em Ricardo Lísias e Christine Angot. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
22. PINO, Claudia Amigo; FIGUEIREDO, E.; INACIO, E. C.. Participação em banca de Natália Oliveira Ribeiro Cândido Gomes. Violette Leduc: a autora-deserto. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo.
Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1. PINO, C. C. A.; Moraes, M. A.; Willer, C. J.. Projeto Nascente. 2007. Universidade de São Paulo.

Eventos
Participação em eventos
1. Congrès genèse.Études Génétiques au Brésil. 1998. (Participações em eventos/Congresso).
2. Enanpoll 1998.Perspectivas da crítica genética. 1998. (Participações em eventos/Encontro).
3. Fronteiras da Criação.Entre a escritura e a leitura: 53 jours de Georges Perec. 1999. (Participações em eventos/Congresso).
4. Enanpoll 2000.A estrutura dialética da criação. 2000. (Participações em eventos/Congresso).
5. Poéticas da Criação.A crítica genética no limite. 2002. (Participações em eventos/Congresso).
6. Enanpoll 2004.Introdução à interpretação em crítica genética. 2004. (Participações em eventos/Congresso).
7. Leituras do processo.Críitica ao processo. 2005. (Participações em eventos/Congresso).
8. Simpósio Escrever a vida. Novas abordagens para uma teoria da autobiografia..Espaço e autobiografia: o papel do quarto nas lembranças de infância. 2005. (Participações em eventos/Simpósio).
9. Séminaire Georges Perec.53 jours d'écriture. 2006. (Participações em eventos/Seminário).
10. Perspectivas da Literatura Francesa: o romance francês contemporâneo.Georges Perec: O espaço modo de usar. 2006. (Participações em eventos/Outra).
11. Littératures Métisses: Esthétique et Idéologie.Pour une écriture métisse: Glissant et la critique génétique. 2007. (Participações em eventos/Congresso).
12. Processo de Criação e Interaçoes.Gêneses Críticas: Barthes, Perec, Glissant. 2008. (Participações em eventos/Congresso).
13. 53 ICA Congresso Internacional de Americanistas.La vida de todo el mundo, en el espacio sideral. 2009. (Participações em eventos/Congresso).
14. JALLA BRASIL 2010.http://www.proppi.uff.br/jalla. 2010. (Participações em eventos/Congresso).
Organização de eventos
1. PINO, C. C. A. . Encontro do GT de Crítica Genética. 2006. (Organização de evento/Congresso).
2. AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Simpósio "El yo y los otros". 2009. (Organização de evento/Congresso).
3. PINO, C. C. A. ; LOUSADA, E. ; Mouzat, A. . Encontro da Pesquisa de Pós-graduação e Iniciação Científica. 2009. (Organização de evento/Congresso).
4. AMARO, L. ; PINO, C. C. A. . Simposio Escrituras de Infancia - JALLA. 2010. (Organização de evento/Congresso).
5. PINO, C. C. A. ; PIETRAROIA, Cristina Moerbeck Casadei ; Zavaglia, A. . Encontro da Pesquisa de Pós-graduação e Iniciação Científica. 2010. (Organização de evento/Congresso).
6. PINO, Claudia Amigo ; AMARO, L. . Escribir la infancia: entre temas y juegos. Simpósio no 54o Congresso de Americanistas. 2012. (Organização de evento/Congresso).
7. SILVA, C. C. E. ; PINO, C. C. A. . Simpósio A literatura como crítica, a crítica como literatura: reflexões sobre o diálogo entre a crítica literária e a literatura (e vice-versa). 2012. (Organização de evento/Congresso).
8. PINO, C. C. A. ; PEREZ, J. P. . II Encontro dos Editores de Revistas da Área de Letras e Linguística. 2013. (Organização de evento/Congresso).
9. PINO, C. C. A. . O país da desmedida. Camus no Brasil. 2013. (Organização de evento/Exposição).

Orientações
Orientações em AndamentoOrientações concluídas
Orientações em andamento
Dissertação de mestrado
1. Guilherme Fernandes. Corpo e escritura: a elaboração da AIDS em À l?ami qui ne m?a pas sauvé la vie, de Hervé Guibert, e ?Cartas para além do muro?, de Caio Fernando Abreu. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
2. Aline Magalhães dos Santos. Os escritos sobre a arte de Émile Zola. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. (Orientador).
3. Natalia de Oliveira Ribeiro Candido Gomes. De calcinhas e carrapatos : As performances de gênero(s) em A Bastarda de Violette Leduc. Início: 2014. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Tese de doutorado
1. Raphael Luiz de Araújo. A escritura estilhaçada O espaço literário nos cadernos de Albert Camus. Início: 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
2. Gisela Anauate Bergonzoni. La préparation du roman contemporain : présence de Barthes et retour de l?auteur chez Enrique Vila-Matas, Gonçalo M. Tavares et Henri Raczymow. Início: 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Co-orientador).
3. Carolina Molinar Bellocchio. ?Moral da forma?: escolha e a especificidade da escrita em Barthes. Início: 2013. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
4. Tatiana Barbosa Cavallari. OS LUGARES : ESPAÇOS DE CRIAÇÃO E MEMÓRIA EM PEREC. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
5. Willian Vieira. Autoficção, literatura de si e literatura da vingança: da suspensão do estatuto ficcional e da pilhagem biográfica à defesa da autonomia literária e de um neorrealismo do conteúdo em Ricardo Lísias e Christine Angot. Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Supervisão de pós-doutorado
1. Maria Angélica Amâncio. Início: 2016. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Iniciação científica
1. Leonardo Cavalcante Mendes. Sociedade de Consumo e Modernidade A intertextualidade em Les Choses, de Georges Perec e Playtime, de Jacques Tati.. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Pró-Reitoria de Pesquisa - USP. (Orientador).
Supervisões e orientações concluídas
Dissertação de mestrado
1. Samira Murad. Le Voyage d?hiver de Georges Perec ou a máquina de contar histórias: leitura e potencialidade, leitura como potencialidade.. 2007. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
2. Mônica Fernanda Rodrigues Gama. Sobre o que não deveu caber: repetição e diferença na produção e recepção de Tutaméia. 2008. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
3. Isabel Lopes Coelho. Breve história da literatura francesa nas revistas Critique e Les Temps Modernes. 2009. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
4. Keila Prado Costa. A favela como ficção: uma leitura de Texaco e Cidade de Deus. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
5. Henrique Toledo Groke. despactários no Diverso - Grande sertão: veredas e a poética da Relação. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
6. Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva Geske. O Avesso e o Direito da escritura camusiana: de L'Êtranger aos Écrits de Jeunesse. 2011. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
7. Tatiana Barbosa da Silva. Uma frágil intersecção entre a ficção e o real: W ou le souvenir d´enfance, de Georges Perec. 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
8. Ana Amélia Barros Coelho. O conceito de pacto autobiográfico: motor da autobiografia-crítica de Philippe Lejeune. 2012. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
9. Carolina Messias. Livros-biblioteca: Bouvard e Pécuchet e A vida modo de usar. 2012. Dissertação (Mestrado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
10. Priscila Pesce de Oliveira. Corpos de Tinta: Ana C. e R.B.. 2013. Dissertação (Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
Teses de doutorado
1. Viviane Araújo Alves da Costa Pereira. Estudos críticos de Eugène Ionesco. 2010. Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
2. Manlio Speranzini. O que não está lá. 2011. Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
3. Gabriel Perugini. Déconstruction et reconstruction chez Michel Butor et Alain Robbe-Grillet : contribution du Nouveau Roman à l?imaginaire social des Trente glorieuses (1946-1975).. 2011. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, . Co-Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
4. Samira Murad. Sobre a Leitura em Marcel Proust. 2012. Tese (Doutorado em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
5. Samara Fernanda de Almeida Oliveira Lócio e Silva Geske. A escritura de Le premier homme de Camus. 2012. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
Iniciação científica
1. Carolina Barbosa de Lima. A loucura em Maupassant. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
2. Lucius Provase. Cacaso: poesia e crítica. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
3. Samara Lócio e Silva. A leitura do absurdo. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
4. Keila Prado Costa. A criação de Cidade de Deus. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
5. Carolina Augusto Messias. Flaubert para Perec: discussão sobre o processo de reapropriação textual. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
6. Larissa Drigo Agostinho. Pensamento poético de Mallarmé. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Letras Francês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
7. Josias Padilha. Os Caracteres da Verdade: o diário fictício em André Gide. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
8. Raphael Luiz de Araújo. Reflexos de um sorriso. O duplo e o irônico de Charles Baudelaire em A Queda, de Albert Camus. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
9. Priscila Pesce Lopes de Oliveira. ?Incidentes?: questões temático-formais e seu retorno em escritos posteriores. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
10. Natália de Oliveira Ribeiro C. Gomes. Entre mulheres: explorações temáticas da escrita feminina em O amante e Memórias de uma moça bem comportada. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
11. Natália de Oliveira Ribeiro C. Gomes. Rostos do Gozo: Exploração da Sexualidade nas autobiografias femininas. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
12. Danielle Camara Silva. A crítica cinematográfica em Les Temps Modernes. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
13. Karina Bernardino Capoccia. A reprodução interdita de um homem que dorme - do livro ao filme Un homme qui dort, de Georges Perec. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Língua e literatura francesa) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Claudia Consuelo Amigo Pino.
Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes-USP em às a partir de de visualização definidos pelo usuário.